Três meses depois, ainda há muito trabalho a ser feito com o Google Stadia

#Notícia Publicado por mhenriquecd, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcucGhvbmFuZHJvaWQuY29tLzIwMTkvMDMvc3RhZGlhLTEuanBn

Quando analisei o Google Stadia em novembro de 2019 , fiquei impressionado com a própria tecnologia de streaming, mas decepcionado com a falta de jogos e recursos presentes no lançamento. Com a Stadia alcançando três meses no mercado esta semana, eu queria dar uma olhada no que o Google fez com o serviço até agora. Ao fazer isso, no entanto, fica aparente o quanto mais trabalho precisa ser feito com a plataforma de streaming.

O bom

No interesse de ser justo, certamente não é tão ruim com a Stadia. Como mencionado acima, o ato real de streaming funciona bem. Sua milhagem pode variar, é claro, mas na minha própria experiência, tive fluxos sólidos como a velocidades de conexão relativamente mais baixas, como no Wi-Fi público no Aeroporto Pearson de Toronto. Além disso, o Google se saiu bem no suporte a uma variedade de dispositivos. Enquanto o Stadia (de maneira compreensível) só rodava nos telefones Pixel no lançamento, o Google adicionou suporte para telefones Android adicionais, como Samsung, Razer e Asus . Isso é um complemento ao suporte existente para TVs (via Chromecast Ultra) e a Web ( que recebeu recentemente suporte para 4K ).

Além disso, o Google fez alguns investimentos significativos no desenvolvimento de jogos da Stadia.

Antes mesmo de o Google lançar o serviço, a empresa fundou seu primeiro Stadia Games and Entertainment em Montreal , que se concentrará em criar jogos exclusivos para o Stadia. Em dezembro, o Google adquiriu o Typhoon Studios , com sede em Montreal , que sem dúvida produzirá títulos exclusivos para o Stadia, agora que seu primeiro jogo - Journey to the Savage Planet - foi lançado.

Mais recentemente, o Google abriu seu segundo estúdio Stadia Games and Entertainment no início de março - desta vez em Playa Vista, Califórnia. A equipe será liderada pelo ex-chefe de estúdio da Sony Santa Monica, Shannon Studstill (mais conhecida pela franquia God of War da PlayStation ) e se concentrará em jogos exclusivos.

Studstill - o novo God of War vencedor do multi-jogo do ano de 2018 - é o mais recente de uma linha de veteranos talentosos que o Google trouxe para a Stadia. Outros incluem o chefe da Stadia, Phil Harrison (ex-vice-presidente da PlayStation e Xbox), o chefe da Stadia Games and Entertainment, Jade Raymond (o produtor de Assassin's Creed em Montreal ) e o chefe da Stadia Games and Entertainment Montreal, Sébastien Puel ( produtor de longa data do Assassin's Creed ). Esses líderes, juntamente com os talentos de desenvolvimento em Montreal e Califórnia, são um grande trunfo para a Stadia no futuro.

O problema, porém, é que muito do que mencionei até agora é sobre o Google fazer uma promessa de longo prazo sobre o Stadia. Infelizmente, o Stadia deixa muito a desejar quando se trata de onde está agora .

O mal

Para começar, o Stadia foi criticado por ter um número insignificante de jogos e recursos. No lançamento, a Stadia tinha 22 jogos de várias editoras terceiras, com um título - o jogo de terror independente Gylt - sendo exclusivo. Nos três meses seguintes, o Google lançou lentamente pouco mais de uma dúzia de novos jogos para o catálogo do serviço, incluindo The Division 2 , Borderlands 3, Darksiders Genesis, Ghost Recon Breakpoint de Tom Clancy e Serious Sam Collection . Para compor o gotejamento de novos conteúdos, praticamente nenhum desses jogos foi lançado dia e data no Stadia e em outras plataformas. Uma maneira de melhorar isso é oferecer conteúdo exclusivo da Stadia, mas os esforços nesse sentido foram insuficientes até agora. Por exemplo, Final Fantasy XV chegou à Stadia no lançamento, pouco menos de três anos depois que o jogo estreou nos consoles. Como bônus, a editora Square Enix lançou alguns novos minijogos exclusivos da Stadia, mas estes foram ridicularizados por serem bastante brandos e picantes .

O único grande jogo que está sendo lançado no Stadia ao lado de outras plataformas é o Doom Eternal , que será lançado em 20 de março. O jogo já está recebendo ótimas críticas , tornando-o um ótimo complemento para a programação da Stadia. Infelizmente, o Doom Eternal no Stadia também serve inadvertidamente para destacar os problemas contínuos do serviço em torno da resolução do jogo.

O feio

Com todas essas outras queixas à parte, o simples fato é que o Stadia ainda não é fácil de experimentar antes de comprar.

Nos meses que antecederam o lançamento da Stadia, o Google prometeu que uma camada 'Base' estaria disponível para oferecer uma maneira mais acessível de entrar na plataforma. Atualmente, a única maneira de jogar o Stadia é através de uma assinatura do Stadia Pro de US $ 11,99 por mês. Embora isso ofereça um número seleto de jogos de graça, como Destiny 2: The Collection e Metro Exodus , a maioria dos títulos ainda precisa ser comprada separadamente. No entanto, não há como os consumidores em geral experimentarem o Stadia gratuitamente hoje, tanto o Stadia Base como o recurso de experimentar os games antes de testar estaram disponíveis para algum momento de 2020.

Além de se inscrever, as únicas maneiras de acessar o Stadia são as seguintes rotas: Peça a um amigo que comprou um pacote da 'Founder's Edition' no lançamento e deu a você um 'Buddy Pass' para uma avaliação gratuita de três meses ou comprou um Chromecast Ultra, se inscreveu em uma lista de discussão e recebeu um Stadia gratuito de três meses Assinatura Pro Em ambos os casos, é necessária alguma compra prévia de você ou de um amigo. O nível 'Base' tem como objetivo eliminar essa barreira da taxa de inscrição, mas ainda não há informações sobre o que está chegando, fora de uma vaga janela de "próximos meses", lançada em fevereiro.

Para onde vai a Stadia daqui?

Ainda está muito no ar. Por fim, embora a tecnologia principal da Stadia funcione bastante bem e o Google tenha adotado algumas medidas sólidas na área de desenvolvimento, a empresa parece não estar com pressa e mantém o lançamento extremamente limitado, para poucas pessoas. Dada a falta geral de comunicação do Google, é difícil dizer quando essas mudanças chegarão à Stadia.

Além disso, o cenário da indústria de jogos está em um estado particularmente em evolução no momento - não apenas devido aos lançamentos iminentes do PlayStation 5 e Xbox Series X , mas também ao surto contínuo de coronavírus que está atrapalhando os negócios em todo o mundo. Felizmente, aprenderemos mais em breve.

mhenriquecd
mhenriquecd
, Salvador, Bahia, Brasil
Publicações em Destaque