Técnica de compactação de textura do Xbox SX pode ser melhor que a do PS5

#Notícia Publicado por renatito91, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS92N2p3RWlzLmpwZw==

Das muitas coisas que Mark Cerny explicou em detalhes durante a recente apresentação da tecnologia do PS5, uma coisa que ele mencionou foi a nova tecnologia de descompressão de textura do console, chamada Kraken. Embora seja algo técnico demais para os leigos, ele deve ser bastante útil para os desenvolvedores, devido à eficiência com que ele opera em relação aos atuais consoles desta geração.

A descompressão de textura não é algo sobre o qual a Microsoft tenha falado muito sobre o Xbox Series X ainda, mas de acordo com profissionais do setor, sua solução pode ser melhor até do que o Kraken da Sony. Richard Geldreich, que trabalhou anteriormente nos estúdios Valve e Ensemble, foi ao Twitter para dizer que a descompressão de textura da Microsoft, BCPack, é a sua aposta e pode ser uma opção mais forte que o Kraken.

Ele fez essa pergunta a James Stanard, que trabalha em pesquisa e desenvolvimento de otimização gráfica e arquitetura de mecanismos na Microsoft. Embora Stanard relutasse em divulgar muitos detalhes sobre o assunto, ele explicou brevemente que o BCPack foi projetado para descompressão de textura, antes de Geldreich acrescentar que a tecnologia dedicada para esse fim permitirá que ela funcione com mais eficiência do que o Kraken, que é mais voltado para o sistema.

Uma coisa que está ficando mais clara nos últimos dias é que o PS5 e o Xbox Series X têm vantagens significativas em relação ao outro em diferentes áreas - mas ambos são peças incríveis de hardware nas quais os desenvolvedores estão bastante animados para trabalhar. Esperamos que ambas as empresas revelem mais detalhes sobre seus consoles de próxima geração em breve.

Os jogadores que comparam o Xbox Series X ao PS5 não estão considerando a carta na manga da Microsoft: o BCPack. Ainda não temos detalhes reais, mas é possível que o BCPack seja mais forte que a codificação RDO BCx + a compressão Kraken.

Eu entendo muito melhor agora, a velocidade bruta do SSD é apenas uma parte, isso não é tudo no final. Vendo como a GPU é executada em baixa frequência e o SSD parece estar em uma velocidade bastante rápida, suspeito que a MS tenha um desempenho excelente / (incrível?) Na compactação de textura.

Os engenheiros da Microsoft entendem profundamente a importância da compactação de textura. Eu acho que eles passaram vários anos trabalhando nisso. Estou ansioso para que eles revelem mais detalhes!

Você já pode falar mais sobre o BCPack em público? A Sony está recebendo uma boa resposta do público de jogos sobre colocar Kraken em hardware. Vocês precisam falar mais sobre o BCPack!

Desculpe. Não estamos prontos para compartilhar publicamente, mas revelamos mais aos licenciados do Xbox. Estou aprimorando ativamente o Xbox Texture Compressor (XBTC) e compartilharei atualizações frequentes com a comunidade Xbox assim que elas surgirem.

O que é isso? Explique como se eu tivesse 5 anos.

É um novo codec de compressão projetado especificamente para texturas de jogos. Eles são quase sempre "compactados em bloco" (BC) para começar. Comprimimos essas texturas ainda mais, mas por razões óbvias, não queremos chamá-lo de "BCCompress".

Não entendi metade do que você disse, mas parece incrível 😂

A maior parte dos dados dos jogos precisa lidar com os dados de textura da GPU. O Kraken (no PS5) é um sistema geral, não projetado explicitamente com os dados de textura em mente. O que a Microsoft fez foi especialmente projetado para botar pra quebrar nos dados de textura. Isso é o que conta!

Olá, basicamente, o que significa ter o BCpack para texturas? Uma textura 4K será menor em Mb/s do que no kraken?

Alguns pontos:

- Kraken: reduz o tamanho de uma textura complexa no formato BC7 não codificada por RDO (digamos um mapa normal) em aprox. 20-30%.

- BCPack: aprox. 50% de redução de tamanho. Depende de quão longe a Microsoft levou a tecnologia. Definitivamente mais eficaz do que apenas o Kraken sozinho.

O que não sabemos é o quão otimizado é o BCPack. Ele suporta todos os modos BC7, ou apenas alguns? Qual é a eficácia contra a biblioteca de crunch para BC1-5? Suporta uma ampla gama de níveis de qualidade? Pode funcionar em paralelo com a descompressão HW?

A MS está guardando todas essas informações sob NDA por enquanto, por um bom motivo, porque é uma grande vantagem sobre o que a Sony revelou até agora. Kraken é uma tecnologia incrível, mas é apenas uma compactação sem perdas. Isso não é suficiente para dados de textura. LZ genérico é exatamente isso - genérico.

Estou interessado nos detalhes, porque quero saber qual tecnologia que os desenvolvedores de jogos de console têm acesso no hardware. Tenho escrito codecs sem textura/com textura há cerca de 15 anos, por isso é uma informação importante.

Então, se a MS fizer bem as coisas, as texturas serão menores em sua arquitetura?

Sim, drasticamente menores. No entanto, os desenvolvedores do PS5 podem codificar suas texturas de uma maneira especial (com otimização de distorção de taxa ou "RDO"), e isso combinado com o Kraken deve compensar a falta de um equivalente do BCPack no hardware.

Eu ficaria surpreso se a Sony não tivesse bons codificadores de textura RDO para os formatos de GPU suportados pelo console em seu SDK. Não é inteligente. Se eles não os tiverem agora, eles os terão em breve ou não conseguirão competir.
Renatito
Renatito #renatito91
, Recife
Publicações em Destaque