Em tempos de quarentena, site estimula a "adoção" de idosos por WhatsApp

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zL3VwbG9hZC9iaWcvMS8wMDA5NjUuanBn

Pesquisadora paulista dá dicas de como fazer companhia, mesmo a distância, para os mais velhos.

Uma pesquisadora de São Paulo criou uma campanha para incentivar a população a fazer companhia virtual aos idosos nesta quarentena do coronavírus.

Marília Duque faz doutorado em envelhecimento e o uso de smartphones e descobriu que muitos idosos usam celular.

"A orientação é que esses idosos fiquem reclusos e que o contato com eles seja evitado, de uma forma cuidadosa, para evitar que eles sejam contaminados. Afinal, os mais velhos são os mais vulneráveis e podem ter um quadro avançado do coronavírus", explicou.

No site em que detalha sua pesquisa, Marília reuniu dicas para quem quer ser "Anjo da Guarda no WhatsApp"

Como ser um anjo

  1. Mande mensagens para ele de manhã, de tarde e de noite. Pergunte como ele está, se dormiu bem, se comeu, se teve febre, se teve tosse.
  2. Esteja disponível para conversar.
  3. Esteja pronto para orientá-lo sobre como buscar orientação médica. O Ministério da Saúde desenvolveu um app com roteiro de perguntas para triagem e com mapa das Unidades de Saúde usando geolocalização. Busque CORONAVÍRUS SUS na sua loja de aplicativo para Android ou para iPhone.

"O papel do voluntário não é fazer diagnóstico nem dar recomendações médicas. Sua função é ser um ponto de apoio e auxiliar o idoso com informações sobre como buscar ajuda médica ou uma unidade de saúde", esclarece Marília.

NOTA PESSOAL:

Muitas vezes podemos estar fazendo memes, rindo de toda situação, mas a coisa é séria galera, e a população mais idosa muitas vezes não tem com quem contar com apoio ou companhia, ainda mais nestes dias de isolamento, então qualquer boa ação é válida. Vamos provar que juntos sairemos dessa!

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Publicações em Destaque