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Days Gone | Porque o estilo dinâmico do jogo foi uma decisão correta

Enviado por Evil E., , 0 comentários
Bend Studio soube balancear Sistemas Dinâmicos e Dificuldade de maneira perfeita.



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A maioria dos jogos modernos da Sony não quer que você falhe, apesar de ainda existir Knack no meio disso. Eles costumam trabalhar ativamente a seu favor em todos os níveis, nos bastidores. Tudo serve para lhe dar a ilusão de luta. A maioria desses tipos de jogos se baseia na narrativa e na percepção para vender a experiência. Enquanto isso, Days Gone aposta na experiência com uma jogabilidade implacável, oferecendo uma das experiências mais emocionantes e brutais do PlayStation nos últimos anos.

O jogo de sobrevivência com terror em mundo aberto da Bend Studio não é o tipo típico de jogo que a Sony publica atualmente. Não é uma peça de prestígio, apresentando humildemente suas muitas histórias de maneira casual. Certamente também não foi feito para todos, visto que o jogo não te auxilia e nem tenta lhe ajudar a compreender. Tudo isso é uma estratégia arriscada no mercado atual. Vários jogos da atualidade que não seguram a mão de seus jogadores não tem um grande sucesso comercial, mas com Days Gone, a Bend soube balancear dificuldade e mecânicas de maneira única.

Entrando nas botas de motoqueiro do Deacon St. John, você entra em um mundo que já passou do ponto de um apocalipse de Freakers (Zumbis). Escondido no Oregon, você e seu amigo Boozer fazem trabalhos estranhos em vários campos de sobreviventes enquanto a sociedade se reconstrói lentamente. É menos Left 4 Dead, mais "Red Undead Nightmare Redemption", então você enfrentará bandidos e cultistas sádicos com a mesma frequência que os Freakers. Um problema, é que tão longe do apocalipse, as pessoas está com poucas balas. A manufatura moderna fica em chamas e, de repente, o estoque fica seco. Vai entender, certo?


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Agora, você ainda tem tacos de baseball, pernas de mesa, facões e machados de fogo para esmagar no rosto de um bandido. É melhor planejá-los regularmente, porque mais de dois anos de negligência não fizeram nenhum favor em mantê-los em forma. Quero dizer, claro, você é um motociclista, então você sempre pode atropelar esses obstáculos, mas então você precisa consertar sua bicicleta, especialmente se você cair em uma armadilha na estrada. Como as hordas de Freakers que perseguem você como uma enchente, tudo em Days Gone está envelhecendo e decaindo. Nada vem sem um custo, e você não pode confiar em nada se espera sobreviver.

Sem munição? Pegue a arma mais próxima do cadáver daquele bandido que tentou emboscar você. Claro, pode ser uma espingarda de baixa qualidade em vez do seu rifle de caça, mas tem balas nele, então comece a flanquear o inimigo! Uma horda de Freakers correndo em você é muito rápido para qualquer arma suprimir, mas um molotov rápido pode atrasá-los por tempo suficiente para que você possa chegar à sua bicicleta. Tropeçar em uma armadilha para ursos pode doer como o inferno, mas se você for rápido, ainda poderá movê-la para pegar o inimigo que vem depois de ouvir você gritar de dor. A sobrevivência exige evoluir com qualquer situação em que você seja pego. Recuse-se a se curvar e você morrerá.

Essa constante necessidade de reajuste se estende a todos os elementos do Days Gone. Embora você queira ter bons relacionamentos com todos os acampamentos amigáveis, os benefícios de cada um mudarão de acordo com suas necessidades. Você não pode apenas jogar com os favoritos e precisará de todos os preparativos que puder gerenciar. Muitas missões de história também são amplamente lineares por design, colocando metas prescritas em meio a uma variedade de opções e fatores a serem manipulados. Planejar com antecedência pode poupar muitos problemas. Limpe uma infestação de Freaker em uma cidade, e talvez uma missão lá depois seja muito mais fácil com muito menos inimigos. Encontre uma nova arma ao seu gosto e invista em uma bolsa de munição para sua bicicleta? Você pode pagar o preço para fazer alarde e preenchê-lo até a borda, virando a maré se a missão estiver contra você.


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O que é bonito, porém, é que esses sistemas funcionam tão organicamente nas áreas abertas do Oregon que pode ser fácil esquecer que alguns encontros não são roteirizados. Seja um resgate na estrada, uma emboscada, limpando os Freakers, distribuindo alguma justiça pós-apocalíptica aos caubóis em alguns bandidos ou vasculhando os postos de controle do governo em busca de materiais valiosos, suas escolhas são imediatamente tangíveis e significativas. Você reage ao mundo e o faz em espécie.

Uma vez tive que correr mais de um quilômetro para pegar uma lata de gasolina para obter o combustível necessário. O mundo continuava prosperando ao seu redor, tornando-se ainda mais perigoso. Os bandidos poderiam me incendiar se atingissem minha lata de gasolina. Você não pode bater com facilidade nos crânios dos Freakers sem arriscar largar a lata de gasolina no momento errado: tudo recontextualizado com uma única e vulnerável caminhada.

De repente, você acaba tendo que reaprender como fugir e combater os inimigos com os quais pensa que já é familiarizariado. Mais de 20 horas depois, Days Gone ainda tinha coisas novas para mostrar. Isso é uma prova de quão poderoso Days Gone é como um jogo de Sandbox. Como prometido nos trailers do jogo, "Este mundo não te dará Paz", e você não aceitará isso de outra maneira, pois o jogo é isso. Como Deacon, Days Gone pode precisar de um pouco de paciência para amar, mas vale a pena, é um jogo único.

Days Gone foi lançado em 24 de abril de 2019, o jogo já está disponível, Exclusivamente para PlayStation 4.
Evil E.
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