Rumor | A Sony está com dificuldades para definir o preço do PlayStation 5

#Notícia Publicado por renatito91, em .

Custo das peças e preço do Xbox seriam as causas da indefinição.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9vUzA2TU1KLmpwZw==

Os escassos componentes elevaram os custos de fabricação do próximo PlayStation da Sony para cerca de US $ 450 por unidade, forçando uma difícil decisão de definição de preço em sua batalha com a Microsoft, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

O conglomerado japonês está se preparando para substituir gradualmente o console PS4, que já possui seis anos de idade, lançando seu PlayStation 5 na mesma temporada de festas. Será lançado próximo ao Xbox Series X. A Sony normalmente finaliza o preço de um console em fevereiro do ano de lançamento, seguido de uma massiva produção na primavera. Com o PS5, a empresa está adotando uma abordagem de esperar pra ver, disseram pessoas que pediram para não serem identificadas porque os detalhes são privados.

O PS4, lançado em 2013 pelo preço de US $ 399, foi estimado pela IHS Markit como custando US $ 381 para ser fabricado. Com o custo unitário de US $ 450 e uma margem bruta semelhante, o preço de varejo do PlayStation 5 teria que ser de pelo menos US $ 470. Isso seria difícil de vender para os consumidores, considerando que a máquina mais cara da Sony atualmente é o PS4 Pro, que custa 399 dólares, mas que frequentemente entra em promoção, segundo Damian Thong, analista da Macquarie Capital.

"Os consumidores avaliarão suas expectativas com base no PS4 Pro e PS4", disse Thong. "Se os preços da Sony forem acima disso, provavelmente seria necessário equilibrar a necessidade de compensar o custo mais alto dos materiais, contra o risco de demanda".

A Sony se recusou a comentar.

A maior dor de cabeça da empresa é garantir um fornecimento confiável de memória flash DRAM e NAND, com alta demanda enquanto fabricantes de smartphones se preparam para dispositivos de quinta geração, de acordo com pessoas familiarizadas com as operações da Sony. A Samsung Electronics Co. acaba de anunciar sua linha de produtos Galaxy S20, cada uma das variantes com 5G e um mínimo de 12 GB de RAM nos EUA.

As empresas de videogame costumam vender hardware com margens reduzidas ou mesmo com prejuízo, porque lucram com software de jogos e serviços de assinatura. O diretor executivo da Sony, Kenichiro Yoshida, disse que os negócios devem ser julgados pelo número de usuários ativos, e não pelo número de unidades de hardware vendidas. Alguns funcionários da Sony acham que o novo console deve ser vendido com prejuízo, se necessário, para fazer frente ao preço da Microsoft, enquanto outros executivos da Sony preferem ter um modelo de negócios similar a como foi com o PS4.

"Devemos manter a lista de materiais do PlayStation 5 sob nosso controle e precisamos fabricar o número correto de unidades na produção inicial", disse o diretor financeiro da Sony, Hiroki Totoki, em uma entrevista divulgada no início deste mês.

A maioria dos componentes do console foram bloqueados, disseram informantes, incluindo o sistema de refrigeração, que é extraordinariamente caro por unidade. Normalmente, as empresas gastariam menos de um dólar, mas a Sony optou por gastar mais para garantir que a dissipação de calor dos poderosos chips alojados no console não seja um problema.

O surto de coronavírus em andamento não teve nenhum impacto até agora nos preparativos para a produção do PlayStation 5, disseram eles. A empresa ainda não decidiu quantas unidades de PlayStation 5 fabricará no primeiro ano, acrescentaram.

Separadamente, a Sony planeja lançar uma nova versão do headset de realidade virtual PlayStation VR, agendado provisoriamente para depois do lançamento do PlayStation 5.

Este ano a Sony já cancelou alguns recursos planejados anteriormente para uma nova câmera sem espelho devido ao fornecimento restrito de DRAM, disseram várias pessoas com conhecimento do assunto.

Os executivos da Sony estão expressando paciência sobre o preço do próximo console, pois preveem uma transição gradual, segundo informações de dentro da Sony. Muitos dos jogos lançados para o PlayStation 5 também estarão disponíveis para jogar na máquina predecessora (PS4), portanto, espera-se que as receitas de software e serviços de rede mantenham intacto o desempenho dos negócios. A Microsoft e a Sony estão expandindo seus respectivos serviços de assinatura online, cuja receita pode permitir maior flexibilidade nos preços de hardware.

Pessoas da unidade de negócios do PlayStation disseram que um fator-chave na decisão do preço final do PlayStation 5 dependerá do preço que a Microsoft definirá para a próxima geração do Xbox. É amplamente esperado que a Microsoft retenha essas informações até a exposição de jogos na E3 em Los Angeles, em Junho.

Há pressão do Diretor Financeiro Hiroki Totoki para que a Sony forneça mais transparência e informações na preparação para o lançamento do PS5, o que causou alguma consternação internamente. Questionado sobre quando espera que a Sony forneça orientações sobre as perspectivas dos negócios de jogos para o novo ano fiscal, Totoki disse que o plano não é diferente do passado recente, o que significa que as orientações podem ser fornecidas no final de abril.

Se a empresa demorar mais do que o habitual, os analistas poderão consultar sua próxima reunião de relações com investidores para obter dicas sobre o preço de varejo do novo console. A empresa realizou essa reunião no final de maio do ano passado.

Renatito
Renatito #renatito91
, Recife
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.