Review - Wolcen: Lords of Mayhem

#Notícia Publicado por Pink-, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvOC8wMDc1ODQuanBn

Uma review do mais recente ARPG Wolcen Lords of Mayhem.

Olá meus amores, aqui é a Pink ❤ e hoje vou fazer uma review dessa delicia de APRG que foi lançado recentemente, 13/02 - Wolcen: Lords of Mayhem - Vou tentar manter de forma simples e direta, bom para aqueles que ainda tem dúvidas se vale a pena comprar, ou não.

200 horas depois, após sofrer dia após dia, sem dormir direito, completei TODO o conteúdo do jogo, e finalmente estou livre para escrever este review para vocês ❤

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvOC8wMDc1NDIuanBn

Primeiramente vou começar falando sobre o que o jogo fez decerto, o que chama a atenção, as coisas interessantes, etc

Gráficos -

Sem dúvidas, a primeira coisa que dá pra perceber na hora que jogamos Wolcen, são os gráficos lindos. O jogo usa o poder da CryEngine - Roda Crysis? - e tudo é bem bonito nele, desde os cenários, aos efeitos dos poderes, iluminação, reflexos, etc. Não dá pra negar que o WOLCEN Studio fez um ótimo trabalho nessa parte, e tenho certeza que o jogo vai ficar mais bonito ainda com o passar do tempo.

Campanha -

O jogo tem uma campanha com 3 Atos que dão aproximadamente umas 10 horas de jogo, eu pessoalmente não prestei muita atenção na história, só que do que eu vi dos acontecimentos, das missões, do progresso, eu posso dizer que é uma campanha muito boa até, nada NOOOOSSA, algo bem padrãozinho. O jogo tem uma dublagem boa, personagens interessantes, ótima variedade de inimigos e lugares, e uma dificuldade muito boa.

Dificuldade -

Aqui as coisas ficam interessantes, eu pessoalmente não tive dificuldade com o jogo - já que sou Pro-Player - mas o que eu vi de gente que passou mal, e que precisou de ajuda para derrotar os bosses finais do Ato 1, 2 e 3, é um absurdo. Os chefes desse jogo, e certos Elites (inimigos mais poderosos) tem certas mecânicas mais avançadas, se eu for comparar com outros ARPGs. O último boss do jogo por ex, parecia que eu estava em uma Raid de World of Warcraft, era tanta coisa acontecendo, precisava se posicionar direito, evitar vários ataques, etc. No geral eu acredito que a dificuldade da campanha ficou no ponto, mais pra frente no end-game as coisas ficam mais gostosas também.

Mais de um Personagem -

Uma coisa interessante aqui no Wolcen, é que você não precisa fazer mais de um personagem para utilizar todas as Skills e Builds do jogo. Você pode facilmente resetar os Atributos e Passivas do seu personagem a qualquer momento, desde que você tenha o Gold ou Afinidade necessários. O personagem pode aprender e evoluir todas as 40 Skills do jogo, e ainda pode trocar a qualquer momento, até mesmo em combate.

Cosméticos -

Isso mesmo… cosméticos. A forma que os cosméticos funcionam nesse jogo é algo bem interessante, apesar que eu não cheguei a usar muito (deixei minha personagem sem roupa) - O jogo te dá várias opções de customização, por exemplo: você pode mudar individualmente o visual de cada item do seu personagem, e deixar salvo, ou seja, mesmo se você trocar o equipamento do seu personagem, o visual que você colocou vai continuar lá, lindão ❤ Sem contar também que você pode trocar a cor, o jogo te dá várias opções de cores, e posso dizer com toda certeza que eu não vi um personagem com visual repetido quando joguei com outras pessoas, sem contar que mais pra frente o jogo vai receber vários cosméticos novos.

Legenda em PT-BR -

Pra quem gosta, o jogo tem legendas em PT-BR.

Conheci uma das pessoas que traduziram o jogo, e ele é bem gente boa e dedicado. 10/10

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvOC8wMDc1NDMucG5n

É, eu acho que acabaram as coisas boas, não consigo lembrar mais de nenhum ponto positivo, então bora pra parte ruim.

Jogabilidade -

O jogo em si, tem uma jogabilidade boa, só que infelizmente na maior parte das vezes o jogo sofre com delay para usar habilidades, poções, etc. Então ele meio que te força a ficar clicando várias vezes no mesmo botão pra conseguir usar algo, quando eu joguei o Beta, eu não lembro de ter sentido algo assim lá, então tenho quase certeza que chegou na versão atual. Já perdi a conta de quantas vezes eu, ou amigos morreram, ou quase por conta disso, e com minha experiência em outros ARPGs, essa foi a primeira vez que senti algo assim em um jogo do gênero. Então não sei se é um problema nos servidores (que ainda estão horríveis) ou se é algo no código do jogo que não consegue aceitar vários inputs de uma vez sem entrar em colapso.

Mesmo se tirar o delay, o jogo ainda sofre com várias coisas que afetam a jogabilidade, mas tenho certeza que após um tempo isso será corrigido. E essa nem é a pior parte do jogo, acho que é a mais de boa se for comparar com o que vem a seguir.

Bugs & Online -

Agora chegamos na MELHOR PARTE!

Meus amigos... vou contar uma coisa pra vocês, eu literalmente tenho BETA como meu sobrenome, já participei de tantos betas na minha vida, e posso dizer com 100% de certeza que todos os betas que eu joguei antes eram menos bugados que a versão 1.0 desse jogo aqui.

São tantos, mas tantos bugs que eu nem sei direito por onde começar. Vai desde personagem sumindo, item sumindo, personagem entrando no chão, inimigos que não tem hitbox, boss não dando spawn, metade da tree não funciona, portas e portais que não funcionam, boss imortal, tela preta, lista de amigos não funciona, servidor caindo do nada, servidor que não aguenta muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, inimigos teleportando, NPCs não funcionando ou não dão spawn, quests que não completam, a forja do jogo fazendo item sumir, dupe de gold, dupe de item, bug de magic find infinito, etcetcetc

Posso passar uma tarde inteira listando a quantidade de bugs, é uma quantidade ABSURDA! Esse jogo está longe de ser uma versão 1.0, e mais longe ainda de ser um beta, é basicamente um alpha.

Sem contar que o Online do jogo não tem diferença alguma pro Singleplayer, além do Trade e CoOp, que são bem ruins por sinal. Não tem Leaderboards, a lista de amigos não funciona direito, o servidor tem vezes que não aguenta mais que 3 pessoas num jogo sem quebrar, etc.

End-Game -

Agora vem uma parte importante, para aqueles que não se importam com a campanha e que gostam de grindar, competir, etc (tipo eu) - Tenho uma palavra para definir o end-game desse jogo - HORRÍVEL- Agora, se você é mais casual, joga uma ou duas horinhas por dia, até que não é tão ruim assim, só vai de horrível pra muito ruim.

O end-game é basicamente isso:

Assim que você completa a campanha, o jogo libera o modo Stormfall, nesse modo você pode fazer três coisas.

Mapa de Expedições: Para quem já fez Fendas no Diablo 3, ou Mapas no Path Of Exile, o jogo é basicamente isso. Você tem Tiers que vão de nível 40 até nível 187 (nível dos monstros), toda vez que você abre uma Tier, ex: Nível 40, você vai matando monstros até o boss aparecer, assim que você mata o boss, vai aparecer dois portais, um desses portais te leva de volta pra cidade e completa a missão, enquanto o outro te leva pro próximo nível. Você precisa entrar nesse portal e completar mais duas vezes para poder liberar a próxima tier, que no caso seria nível 43, e continuar assim até a tier 187.

Ele ainda te dá a opção de usar "Modificadores" (Tipo os dos Mapas do Path of Exile). Nele você aumenta o Magic Find, Quantidade de Itens, e Produtividade e ainda tem a possibilidade de usar a opção "Atrair Imaculados" que é um modo diferenciado que não tem portais, é um boss só no final do mapa e ele te mostra vários detalhes assim que você completa, por ex: Quanto de dano total você deu, seu maior hit, etc e ainda te dá uma classificação C, B, A, S+ ...

Quadro de Mandatos: Do lado da bancada da expedição, o jogo tem um Quadro, ele te dá algumas missões, só eu basicamente nem usei isso dai, e realmente nem sei qual o sentido disso, totalmente inútil pra mim. Ele é que nem a Expedição, só que ele abre um portal pra monstros do nível do personagem, totalmente descartável.

Edifícios: Aqui no Wolcen, o jogo tem um sistema de construções - IGUAL JOGO MOBILE - basicamente, você manda construir alguma coisa, e depois tem que ir fazer uma Expedição, ou Quadro de Mandatos para ganhar produtividade. Cada construção tem X Produtividade que precisa para ser completado, ex: Se eu quiser ganhar uma Aba nova no Baú, vou ter que investir 100.000 Gold e ganhar 5000 de Produtividade. Então vou ter que abrir um mapa na Expedição, e no final dela assim que eu completar talvez eu vá ganhar uns 500 de produtividade, vou repetir o mapa até ganhar os 5000 de Produtividade necessários para completar a construção. > JOGO MOBILE <

É um sistema horrível, pois ele só dá a opção de poder construir até no máximo 5 coisas ao mesmo tempo, e o pior é que tem coisa que precisa de uns 100.000 de Produção. Sem contar que, se eu quiser transformar um Item Raro em Lendário usando o Mercado Negro, vou ter que conseguir 15.000 de Produção, e no meu personagem isso dá em média umas 8 Expedições que variam entre 2 à 7 minutos dependendo do mapa.

Eu disse ali, dependendo do mapa, né? Pois bem, na maioria das vezes, os mapas são VAZIOS. Tá certo que eles quiseram fazer um jogo com progressão mais lenta, mas pelo amor de lúcifer, tem vezes que o mapa tem meia dúzia de monstros espalhados num lugar do tamanho da sede da GameVicio em Dubai, inacreditável. O pior de tudo, ainda é que o Boss da expedição, só aparece em um lugar fixo do mapa, ou seja, se faltar UM... 1... UNO monstro para completar a barra pro boss aparecer, você vai ter que ir lá do outro lado do mapa, e depois voltar pra matar o boss, isso chega a ser irritante depois de algum tempo, principalmente para quem joga com personagem que tem pouca mobilidade.

E AINDA TEM MAIS!

Bora falar do end-game do end-game agora, ou seja, Uber Boss. Olha... eu realmente sinto que os desenvolvedores não esperavam que os jogadores fossem conseguir fazer o Uber com uma semana de jogo, pois os 3 Ubers, sim, o jogo tem 3 Ubers que são desbloqueados conforme você vai evoluindo de nível - Level 60, 70 e 80 - TODOS OS TRÊS, REPITO, TODOS OS T R Ê S UBERS, SÃO O MESMO BOSS! O MESMO... M E S M O B O S S..... e o pior de tudo, é que é o boss da campanha e SEM A SEGUNDA FASE DELE. Inacreditável, o boss da CAMPANHA chega a ser 100x mais difícil que o UBER EATS.

O jogo é basicamente isso, você joga a campanha, depois chega aqui no Stormfall e fica fazendo expedição até cansar. Outra coisa, lembra que a tier das expedições vão de Nível 40 até 187? Então, os items do jogo param de escalar em Nível 110, ou seja, o jogo literalmente para nas expedições 110, o resto é só pra quem quer mesmo, não vai mudar nada. Não que isso seja uma coisa ruim pra quem joga casualmente e no seu tempo, mas pra mim e outras pessoas que já chegaram lá, o jogo ficou sem conteúdo com menos de uma semana de jogo, e não tem incentivo algum de continuar.

E pra quem ficou curioso com quanto tempo levei para terminar todo o conteúdo do jogo, eu terminei a campanha com umas 10 horas de jogo no lançamento no nível 42 (fiquei 7 horas tentando conectar no servidor nesse dia), depois terminei a Expedição 187 com 5 dias de jogo no nível 77. Após isso, eu levei mais uns 4 dias pra chegar no nível 80 pra desbloquear o último Uber Boss, demorei esses 4 dias do 77 pro 80 porque eu já tinha completado meu objetivo principal que era o 187, então eu tava afim de relaxar.

Vou resumir os Pros e Cons -

Pros:

Gráficos,

Campanha,

Dificuldade,

Cosméticos,

Legenda PT-BR,

E a possibilidade de um único personagem poder usar tudo no jogo.

Cons:

Jogabilidade,

Bugs,

Online,

End-Game,

Skills,

Builds,

Items,

e todo o resto que você conseguir imaginar.

----

É tanta coisa quebrada, que vocês já devem ter uma noção, e isso porque eu nem quis entrar em detalhe sobre os Items e as Builds, que por sinal, metade da Skill Tree não funciona direito. Eu vou continuar jogando, mas só porque estou bastante ativo na comunidade e conheci bastante gente nesses últimos dias.

Agora, se você tem dúvidas sobre o jogo, eu realmente NÃO recomendo comprar agora, espera 1 ano, ou 2, ou o Path of Exile 2, Last Epoch, Wolcen 2 ou Diablo 4 que é mais negócio, sinceramente. O jogo tem sim potencial, mas esse foi um dos piores lançamentos que eu já joguei e olha que eu JOGO FALLOUT 76.

Espero que tenham gostado, até a próxima. ❤

Nota: 3/10

Pink-
Pink-
Publicações em Destaque