Por que a Disney não fez um jogo do Indiana Jones nessa geração?

#Notícia Publicado por BillyButcher, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMyLnNyY2RuLmNvbS93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDIvSW5kaWFuYS1Kb25lcy1WaWRlby1HYW1lLURpc25leS5qcGc=

Nem um único videogame de Indiana Jones foi lançado desde que a Disney comprou a Lucasfilm e a LucasArts em 2012. Com a chegada do Indiana Jones 5 nos Cinemas, agora seria o momento perfeito para a Disney lançar outro, mas a franquia Indiana Jones tem vários motivos convincentes para ficar de fora dos videogames.

O game mais recente de Indiana Jones foi o Indiana Jones Adventure World de 2011 , um jogo do Facebook desenvolvido pela Zynga. Pouco antes, havia os jogos Lego Indiana Jones e Indiana Jones e o Staff of Kings. O Staff of Kings foi originalmente planejado para ser lançado no Xbox 360 e PS3 com a Unreal Engine 3 e a Engine de física Euphoria (que mais tarde apareceu em jogos como Star Wars: The Force Unleashed e Red Dead Redemption da Rockstar), mas acabou sendo cancelado e foi lançado para sistemas menos poderosos como o Nintendo DS, PSP e PS2, até hoje não se sabe o porquê isso aconteceu com a LucasArts nesse período.

O fracasso de Indiana Jones and Staff of Kings em atingir o Xbox 360 e o PS3 significa que já faz duas gerações desde um jogo de Indiana Jones de console atual da geração atual. Eis por que a Disney pode ter evitado lançar um por tanto tempo, e por que um novo game da franquia pode estar mais perto do que nunca.

Razões para a Disney ter evitado um Novo jogo de Indiana Jones

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMwLnNyY2RuLmNvbS93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDIvSW5kaWFuYS1Kb25lcy1WaWRlby1HYW1lLVVuY2hhcnRlZC00LmpwZz9xPTUwJmZpdD1jcm9wJnc9NzQwJmg9Mzcw

A razão mais óbvia pela qual a Disney não criou um novo jogo de Indiana Jones é que, ao contrário da franquia Star Wars da Lucasfilm, não há nenhuma mídia oficial de Indiana Jones para lançar ao lado de um jogo há muitos anos. O último filme de Indiana Jones foi o Kingdom of the Crystal Skull de 2008, enquanto a franquia Star Wars estava lançando continuamente novos conteúdos (a série de TV The Clone Wars, por exemplo), mesmo antes da Disney assumir o controle e fazer novos filmes. Claro, isso é inteiramente culpa da Disney. Poderia ter decidido fazer um novo filme a qualquer momento, ou até mesmo fazer um jogo por conta própria e promove-lo.

Mas Star Wars tem uma enorme vantagem sobre Indiana Jones quando se trata de criar videogames independentes: Um universo. Ninguém se importa com o que Mutt de Indiana Jones está fazendo. É tudo sobre Indy, que faz contar uma história no universo Indiana Jones uma perspectiva mais complicada. A ficção infinita e única de Star Wars permite que jogos como Jedi Fallen Order da Respawn criem novos personagens, histórias e locais, mas Indiana Jones é limitada a um conjunto restrito de protagonistas em lugares inspirados no mundo real.

Há também a questão da sensibilidade cultural. Muitos elementos dos filmes originais de Indiana Jones não envelheceram bem, com representações de outras culturas que descaradamente ignoram os fatos em favor do exotismo. A própria ideia da série Indiana Jones, um aventureiro americano que "recupera" artefatos de países estrangeiros, é aquela que inevitavelmente leva a muitos momentos de "salvador branco", bem como à difamação de outras culturas. Talvez a razão para todas as reescritas de Indiana Jones 5 seja que a Disney esteja se interessando na história, tentando capturar o espírito aventureiro de Indiana Jones sem todas as implicações problemáticas. A empresa precisaria abordar um videogame com o mesmo cuidado.

Indiana Jones também não está sem concorrência no espaço de videogame, e esse pode ser o motivo mais convincente da Disney para ficar quieto. A série Uncharted da Naughty Dog, que em breve entrará em cena com o filme Uncharted de Tom Holland, pegou muito do que os fãs de Indiana Jones adoram nos filmes e o transformou em uma franquia de jogos de sucesso. Os jogos de Reboot do Tomb Raider fizeram o mesmo. Com Tomb Raider e Uncharted dominando o gênero de exploração de ação nos últimos anos, seria difícil para a Disney produzir algo capaz de competir.

Porque um novo jogo do Indiana Jones é bem provável

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMzLnNyY2RuLmNvbS93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDIvSW5kaWFuYS1Kb25lcy1WaWRlby1HYW1lLUNyeXN0YWwtRHluYW1pY3MtTWFydmVscy1BdmVuZ2Vycy1EaXNuZXkuanBnP3E9NTAmZml0PWNyb3Amdz03NDAmaD0zNzA=

Apesar de tudo isso, vários fatores tornam agora o momento mais provável para um anúncio de jogo do Indiana Jones. Na DICE Summit de 2020, a Disney disse que quer que os desenvolvedores inovem com suas IP's clássicas. Isso deixa a porta aberta para adaptações de videogames de muitas franquias, potencialmente incluindo Indiana Jones. A Disney também já está trabalhando com a desenvolvedora perfeita para criar um jogo de Indiana Jones, pois a Crystal Dynamics de Tomb Raider está chegando ao lançamento de Marvel's Avengers. Com a desenvolvedor de Tomb Raider em Indiana Jones, e nenhum Uncharted 5 à vista e um novo filme do Indiana Jones no horizonte, a Disney estaria preparada para o sucesso nos jogos de Ação e Aventura.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher
, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,