Enquete aponta que o preço será fator decisivo para a compra do PS5 ou Xbox SX

#Notícia Publicado por renatito91, em .

Enquete foi feita por Ed Boon.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA5L1dDQ0Z4Ym94cGxheXN0YXRpb24uanBn

Recentemente, foi publicada uma nova pesquisa com os potenciais compradores do PlayStation 5 e do Xbox Series X com quatro pontos de interesse diferentes: retrocompatibilidade, preços acessíveis, melhores gráficos e jogos exclusivos. A pesquisa então pediu a esses compradores que escolhessem um desses quatro pontos para representar o que mais influenciaria sua decisão de escolher o PS5 em relação ao Xbox Series X e vice-versa, e os resultados foram interessantes, se não um pouco previsíveis.

Como um alerta rápido, esta pesquisa não é um estudo oficial ou algo do tipo. Foi criado pelo diretor do Mortal Kombat 11, Ed Boon, por curiosidade. No entanto, a pesquisa obteve respostas de mais de 50.000 jogadores, por isso exprime a opinião de um parcela bastante robusta.

A pesquisa registrou os resultados na forma de porcentagens, com o total geral igual a 99,9%. Os leitores podem ter adivinhado qual opção venceu a enquete, mas os outros resultados também têm algo a dizer. No final, do primeiro ao último lugar, a pesquisa ficou assim: Preços acessíveis em 37,5%, Retrocompatibilidade em 30%, Melhores gráficos com 19,2% e Jogos exclusivos 13,2%.

Quase literalmente, todo mundo se sente atraído por comprar um console que esteja dentro do seu orçamento. Até os fãs hardcore que comprariam um console favorito, não importa o preço, prefeririam que fosse mais barato do que caro. Esse dilema é algo que a Sony parece estar enfrentando atualmente, já que a escassez de hardware pode tornar o PlayStation 5 muito mais caro que o PlayStation 4. A Microsoft ainda não forneceu informações sobre o preço para o Xbox Series X.

A retrocompatibilidade em segundo lugar também faz sentido. A maioria das pessoas não quer ter que seguir em frente e abandonar os jogos que comprou e se apegou também, simplesmente porque na próxima geração não poderá jogá-los, nem gostam da ideia de ter que manter um monte de consoles antigos à mão apenas para jogar as coisas que eles querem.

As posições de Melhores Gráficos e Jogos Exclusivos também são compreensíveis. Ambas as opções se inclinam mais para a população hardcore quando comparadas aos dois primeiros pontos. Gráficos melhores são bons, mas não um incentivo para a maioria decidir qual console comprar. O mesmo vale para Jogos Exclusivos. The Last of Us 2 pode acabar sendo o melhor jogo da nova década, mas pagar mais de 400 dólares para jogá-lo é admitidamente absurdo.

Seria interessante ver uma pesquisa oficial atualizada com esses fatores de compra e descobrir o que um público mais amplo tem a dizer sobre tudo isso. No mínimo, isso pode tornar o marketing do Xbox Series X e do PlayStation 5 muito mais agradável quando a Sony e a Microsoft entenderem melhor isso.

O PlayStation 5 e o Xbox Series X estão programados para serem lançados no final de 2020.

Renatito
Renatito #renatito91
, Recife
Publicações em Destaque