Loja não oficial da Xiaomi confirma fim da operação após consumidores ficarem sem produtos

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zL3VwbG9hZC9iaWcvMS8wMDA5NDEuanBn

MiStore Brasil, que vendia celulares da marca chinesa, tinha 'sumido' da web e gerado reclamações. Veja orientações do Procon-S

Uma loja on-line de venda de celulares chamada MiStore Brasil - que apesar de ter o nome das lojas da Xiaomi, não tem vínculo oficial com a gigante chinesa - confirmou o fim das operações nesta quinta-feira (16), em nota oficial.

Diversos consumidores, que adquiriram produtos pelo site desde a Black Friday, ainda estão sem receber os smartphones e encontram dificuldades para conseguir reaver o dinheiro gasto na loja.

A MiStore Brasil está com mais de 150 reclamações no site Reclame Aqui e um grupo no Telegram, criado no dia 9 para reunir pessoas que não receberam os produtos, já tem quase 200 membros.

De acordo com Ricardo Castro, dono do grupo, o atraso na entrega dos produtos começou ainda em dezembro, após a Black Friday. No último dia 5 de janeiro, as redes sociais da loja foram apagadas e o site está fora do ar desde o dia 7.

Na nota desta quinta, em sua primeira manifestação desde então, a MiStore Brasil pediu "desculpas" e deixou um passo a passo de como pedir reembolso em serviços que fazem intermédio de pagamentos on-line, como PayPal, PagSeguro e Mercado Pago. A loja não deixa claro se irá atuar para ressarcir o dinheiro dos consumidores.

Procurado, o Procon-SP disse que já enviou o caso para a diretoria da entidade. "Caso não obtenha resposta da empresa, o consumidor deve procurar o meio de pagamento utilizado e solicitar a devolução dos valores pagos. Caso não consiga reaver o dinheiro, deve abrir reclamação no Procon-SP contra as duas empresas", afirmou em nota.

A Xiaomi estava sem representante oficial no país até fevereiro do ano passado, quando a DL Eletrônicos retomou as atividades da gigante chinesa em 2019 no Brasil. O endereço oficial para comprar produtos Xiaomi no varejo digital é mi.com/br.

Antes de a DL Eletrônicos assumir as operações, muitos consumidores optavam por sites não oficiais para comprar celulares da marca.

Cuidados nas compras on-line

Especialistas reiteram que são necessários cuidados com compras on-line em qualquer site. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Procon-SP dão as seguintes dicas:

  1. Verificar se o CNPJ da empresa está ativo por meio do site da Receita Federal
  2. Checar se existem reclamações sobre a empresa no Procon ou no "Reclame Aqui"
  3. Consultar a lista de 'evite esses sites' do Procon
  4. Confirmar se a plataforma de venda é brasileira, porque o código do consumidor não vale para sites e empresas estrangeiras
  5. Registrar todo o processo de compra com prints da tela
  6. Não agir por impulso
  7. Verificar a origem da empresa e se ela tem canais de atendimento ao consumidor
  8. Contatar a empresa antes de concluir a compra
  9. Garantir que a compra está sendo feita em uma rede segura, evitando usar computadores de outras pessoas ou redes compartilhadas
  10. Não usar número de seguidores como indicador de confiabilidade
  11. Evitar boletos e transferências bancárias
Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque