Publicado por Catos, em .
Clique para ver a imagem em tamanho original


A Rockstar confirmou que o motivo pelo qual Grand Theft Auto IV não está mais disponível para compra no Steam é sua dependência da plataforma Games for Windows Live (GFWL), para o qual a Microsoft "não está mais dando suporte". Embora as pessoas que já possuam o jogo no Steam podem continuar jogando, o botão "Adicionar ao Carrinho" desapareceu da página do Steam, impedindo que os usuários comprem uma nova cópia.

"Grand Theft Auto IV foi criado originalmente para a plataforma Games For Windows Live", disse um porta-voz da Rockstar ao The Verge. "Como a Microsoft não oferece mais suporte ao Games For Windows Live, não é mais possível gerar chaves adicionais necessárias para continuar vendendo a versão atual do jogo. Estamos analisando outras opções para distribuir GTAIV para PC e compartilharemos mais informações assim que possível."

O uso de GTAIV da plataforma Games for Windows Live vem causando problemas há algum tempo. A Microsoft começou a encerrar sua plataforma de jogos para PC em 2013 com o fechamento da loja Games for Windows Live, mas a Rockstar nunca removeu o serviço do jogo. Embora o jogo continue a funcionar, há várias postagens e guias no fórum na página da comunidade Steam que explicam como solucionar os problemas que a situação criou.

A Rockstar não é a primeira empresa a ter que remover o GFWL de um de seus jogos, mas a maioria das outras empresas iniciou o processo em 2013, quando ficou claro que a Microsoft estava abandonando o serviço. Os jogos Batman: Arkham fizeram isso naquele mesmo ano, junto com BioShock 2, enquanto a Bandai Namco permitiu que os jogadores de Dark Souls transferissem seus personagens e dados salvos para o Steam como parte de seu processo em 2014.

Antes que a Rockstar confirmasse que o GFWL era o culpado pelo desaparecimento do GTAIV no Steam, havia algumas especulações engraçadas sobre o motivo disso ter acontecido. A PC Gamer afirmou que os contratos de licenciamento de músicas expirados poderiam ter sido os culpados (eles causaram um problema semelhante para o Vice City em 2012), enquanto outros achavam que a Rockstar poderia estar se preparando para vender o jogo exclusivamente por meio de seu próprio launcher.
Catos
Catos
Colaborador do site, 29 anos, Goiânia
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Gosta do site e quer ajudar a o manter online? Apoie-nos!.
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.