Grandes franquias que não tiveram continuação nesta geração

#Artigo Publicado por renatito91, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tdGZvN1dnR1lkazQvWFRlS1dDSVhZSUkvQUFBQUFBQUFVWVkvdFhrOTR0WXVHMTB5VFA4TUc3ZjdIWGNTRkFVdHNJQU13Q0xjQkdBcy9zMTYwMC83MC0xMDI0eDU5NC5qcGc=

Em parte graças a eventos como a Grande Recessão de 2008, a sétima geração de videogames foi mais longa que o normal, começando com o lançamento do Xbox 360 em 2005 e durou até o lançamento do PS4 e Xbox One em 2013. A oitava geração parece ser um pouco mais curta, com duração de 2013-2020, mas apesar de ser quase a maior geração de jogos até hoje, ela não viu brilhar algumas das maiores franquias da indústria.

Várias franquias de jogos de alto nível não receberam novos lançamentos no PlayStation 4 e Xbox One. Algumas deles fazem sentido, pois pode ser que o jogo anterior da série tenha tido um desempenho ruim, mas outros são bastante surpreendentes. De fato, algumas das maiores franquias de videogame de todos os tempos não tiveram continuações no PS4 ou Xbox One, apesar de terem tido uma presença significativa nas gerações anteriores.

Aqui estão alguns dos exemplos mais flagrantes de grandes franquias de videogame que ''pularam'' toda essa geração quando se trata de continuações:

BIOSHOCK

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRzLmpvdmVtbmVyZC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDgvQmlvU2hvY2stQ29sbGVjdGlvbi0yMDE1LVBsYXlTdGF0aW9uLTQtWGJveC1PbmUtNzYweDQyOC5qcGc=

BioShock era uma franquia enorme para a geração anterior, com o jogo original se tornando um dos maiores sucessos da época. O BioShock 2 continuou o legado em uma sequência bem recebida que permitiu que os jogadores retornassem à assustadora cidade subaquática de Rapture, mas o BioShock Infinite reformulando algumas coisas com uma nova configuração, mecânica de jogo e muito mais.

O BioShock Infinite foi lançado no final do ciclo de vida dos consoles de sétima geração, recebendo aplausos da crítica quase inteira em 2013. O BioShock Infinite também foi um sucesso de vendas considerável, por isso foi um choque quando Ken Levine se desligou da Irrational Games para focar em projetos mais experimentais. Sabemos que um novo BioShock está em desenvolvimento, mas seria surpreendente vê-lo sendo lançado para PS4 e Xbox One com os consoles da próxima geração já no horizonte.

DEAD SPACE

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcuaWJ4ay5jb20uYnIvMjAxNy8xMS8zMC8zMDE2NDIzMzY2OTMyOS5qcGc=

Como o BioShock, Dead Space era enorme para a era dos videogames do Xbox 360 e PS3. O Dead Space original combinou com sucesso a mecânica de jogo do estilo Resident Evil 4 com um cenário de ficção científica e um foco maior no terror. Dead Space 2 também ganhou muitos elogios, e os jogos eram populares o suficiente para justificar sua expansão para outros tipos de mídia, como filmes de animação, livros e muito mais. Dead Space 3 é onde as coisas saíram um pouco dos trilhos, com modo cooperativo, microtransações e mais focado na ação o que não agradou os fãs. Como BioShock, não existe um novo jogo do Dead Space desde 2013, mas alguns fãs ainda têm esperança de ver algum dia o Dead Space 4.

GRAND THEFT AUTO

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9MQTBOU3d0LmpwZw==

É verdade que Grand Theft Auto V foi portado para PS4 e Xbox One com novos recursos e aprimoramentos, mas não houve um novo jogo de GTA lançado durante toda a geração. De fato, a Rockstar Games diminuiu significativamente o lançamento de novos jogos em geral, ao invés disso, preferiu investir seus recursos para tornar os jogos já lançados maiores e mais expansivos do que nunca. É uma pena, pois a Rockstar lançou diversos jogos de peso na geração passada e alguns com direito a DLC's, como GTA 4, Red Dead Redemption, Midnight Club: Los Angeles, Max Payne 3, L.A. Noire e o próprio GTA 5. Há rumores de que o próximo jogo da Rockstar é o tão esperado Grand Theft Auto 6, mas parece provável que ele esteja mirando as plataformas de próxima geração como o Xbox Series X e PlayStation 5, em vez do PS4 e Xbox One.

PRINCE OF PERSIA

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vYjdCRFRBVE15TUdwVDZ5Q1pWZVZTMDB3bWpjPS82OTV4MC9zLmdsYmltZy5jb20vcG8vdHQyL2Yvb3JpZ2luYWwvMjAxNC8wMy8xOS9wcmluY2Utb2YtcGVyc2lhZm9yZ290dGVuc2FuZHMucG5n

Na sexta geração, Prince of Persia foi uma das franquias de estreia da Ubisoft. Assassin's Creed ocupou seu lugar na sétima geração, mas a Ubisoft ainda tentou trazer Prince of Persia de volta com o reboot de 2008. Infelizmente, o reboot do Prince of Persia não agradou muito os fãs da franquia, e a tentativa da Ubisoft de retornar à história original com The Forgotten Sands de 2010 também recebeu uma recepção mista. Desde então, a Ubisoft relegou a franquia Prince of Persia para filmes de Hollywood e spin-offs de jogos para dispositivos móveis, e assim um novo Prince of Persia nunca foi lançado para o PS4 ou Xbox One.

Considerando a popularidade do Prince of Persia no GameCube, PS2 e Xbox, parece impensável a Ubisoft não tentar trazê-lo de volta em algum momento. Surpreendentemente, a empresa trouxe Beyond Good and Evil antes do Prince of Persia, mas talvez o veremos novamente nos consoles da próxima geração.

SILENT HILL

IMAGEaHR0cDovL2dhbWVmbS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDgvU0hIRG5vdHBhdGNoZWQzNjAucG5n

Silent Hill: Downpour foi lançado no PlayStation 3 e Xbox 360 em 2012, e a franquia clássica de terror e sobrevivência nunca mais foi vista desde então. Hideo Kojima tentou reviver Silent Hill com seu ambicioso projeto Silent Hills, que ele nos mostrou com a bem recebida demo PT. O conceito de PT nunca se materializou em um jogo completo, pois a Konami cancelou Silent Hills e se desvencilhou de Kojima em uma separação bastante feia. O sucesso que Resident Evil teve ao retornar às suas raízes mostra que há claramente um mercado para jogos clássicos de terror de sobrevivência como Silent Hill, mas a Konami parece mais interessada em criar máquinas de pachinko de Silent Hill do que em jogos de verdade. O foco da Konami em outros tipos de negócios deixou os seus fãs órfãos de suas principais franquias, mas recentes rumores apontam que a Konami está querendo desenvolver um novo Silent Hill. Só nos resta esperar para ver.

SPLINTER CELL

IMAGEaHR0cHM6Ly91bml2ZXJzb2dhbWUuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA1L1NwbGludGVyLUNlbGwtMDAxLTgwMHg0NDUuanBn

Esta geração viu a Ubisoft criar um de seus Rainbow Six mais bem-sucedidos até o momento com o Rainbow Six Siege, além de lançar alguns jogos da série Ghost Recon que receberam críticas mistas. Mas enquanto a maioria das principais franquias Tom Clancy da Ubisoft recebeu novos jogos nesta geração, uma série em particular foi negligenciada. O Splinter Cell não viu uma continuação durante toda a geração, sem novos jogos lançados desde 2013. A Ubisoft sugeriu que um novo jogo Splinter Cell poderia muito bem estar em desenvolvimento ativo e, embora rumores sempre surjam na E3, nada oficial foi anunciado ainda. Aqueles que estão ansiosos para ver Sam Fisher voltar ao centro das atenções, sem dúvida estão de dedos cruzados, pois a E3 2020 pode trazer boas notícias sobre Splinter Cell, e talvez ainda haja esperança de um novo jogo chegar ao PS4 e Xbox One.

THE ELDER SCROLLS

IMAGEaHR0cHM6Ly9zbS5pZ24uY29tL2lnbl9ici9uZXdzL2YvZmFucy1wZXRpdC9mYW5zLXBldGl0aW9uLXRvLWltbW9ydGFsaXplLXNreXJpbS1wbGF5aW5nLWdyYW5kbWEtaW4tZWxkZXJfbTUxNC5qcGc=

The Elder Scrolls da Bethesda se tornou uma das maiores franquias de videogames de todos os tempos, graças ao mega sucesso que foi Skyrim. Mas em vez de lançar um novo jogo da série principal Elder Scrolls nesta geração, a Bethesda se concentrou amplamente na franquia Fallout e remasterizou Skyrim. PS4 e Xbox One receberam uma versão aprimorada de Skyrim e também houve um jogo de Skyrim VR lançado, mas uma geração inteira passou sem nenhum novo jogo principal da série Elder Scrolls. Sabemos que The Elder Scrolls 6 está em andamento, mas não se espera que seja lançado em menos de dois ou três anos, no mínimo. Embora ainda seja possível que The Elder Scrolls 6 possa chegar aos consoles da geração atual, todos os sinais apontam para o jogo sairá apenas para o PS5 e Xbox Series X.

NINJA GAIDEN

IMAGEaHR0cHM6Ly9hcy5jb20vbWVyaXN0YXRpb24vaW1hZ2VuZXMvMjAxOS8wNS8wMi9ub3RpY2lhcy8xNTU2ODI0NDQ2XzM0MzA3Nl8xNTU2ODI0NDg0X25vdGljaWFfbm9ybWFsLmpwZw==

O aclamado hack n' slash estrelado pelo Ryu Hayabusa, também foi outra franquia que não deu o ar da graça nesta geração. Após a má recepção e as fracas vendas de Ninja Gaiden 3, a Tecmo decidiu colocar a franquia na geladeira, com isso, os fãs do ninja estão carentes de um jogo novo desde 2012. Numa geração onde houveram poucos hack n' slash, jogos como Ninja Gaiden acabaram fazendo muita falta. Estamos na torcida para que a Tecmo dê uma segunda chance à franquia e nos traga um Ninja Gaiden 4, mas caso essa chance seja concedida, dificilmente um novo jogo será lançado no PS4 e Xbox One. Que pena.

Concordam que essas franquias fazem falta? Quais outras vocês acham que deveriam ter aparecido na oitava geração? Deixem suas opiniões nos comentários.

Renatito
Renatito #renatito91
, Recife
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,