Disney anuncia o fechamento da Fogbank Entertainment

#Notícia Publicado por BillyButcher, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzAzL2ZvZ2JhbmsuanBn

A Disney aplica a mesma estratégia na qual fez ao adquirir a Lucasfilm em 2013, quando fechou a LucasArts, desenvolvedora de jogos da empresa, e agora, ao comprar a 21th Century Fox, a Disney anuncia que irá fechar a divisão de jogos da empresa, com o estúdio Fogbank Entertainment, demitindo seus 60 funcionários.

O estúdio Fogbank Entertainment, de São Francisco, não fazia parte do acordo e, até agora, seu destino permanecia incerto. No entanto, a GamesBeat informou na sexta-feira que o Fogbank Entertainment está sendo fechado pela Disney; eles deveriam estar tendo algum tipo de indenização, pelo menos, além disso, a divisão de jogos da Fox, a FoxNext Games, foi vendida para Scopely Games.

A Disney usa dessa estratégia pois a empresa já afirmou que não tem nenhum interesse no mercado de jogos, mas sim, em licenciar suas marcas, como faz com a licença de Star Wars para a Electronic Arts, que fica responsável de fazer os jogos da Lucasfilm, em um acordo que foi renovado mais uma vez em 2019.

A notícia é indiretamente confirmada por uma postagem no blog que apareceu ontem no site oficial do Storyscape, o jogo para celular lançado pela Fogbank Entertainment em outubro de 2019 no Google Play e na App Store.

Caro jogador,

Lamentamos anunciar que o Storyscape será encerrado permanentemente em 3 de fevereiro de 2020. Como parte do processo de encerramento, a partir de hoje (25 de janeiro de 2020), você não poderá mais fazer compras no jogo. Esperamos que você tenha gostado do Storyscape e agradecemos sua paixão por nossos personagens, shows e equipe.

-Fogbank Entertainment

Segundo a Sensor Tower, o jogo registrou cerca de 1,7 milhão de downloads desde então. O Storyscape apresentava vários 'shows interativos', onde os jogadores podiam alterar o curso das histórias com suas escolhas. Os shows incluíram alguns baseados em grandes IPs da Fox, como Titanic e The X-Files, bem como alguns novos, como Life 2.0, Eternal City e Edge of Extinction.

A última história foi escrita por Drew Karpyshyn, o aclamado escritor por trás de Star Wars: Knights of the Old Republic e os dois primeiros jogos de Mass Effect, que se juntaram à Fogbank Entertainment depois de deixar a BioWare em março de 2018. Ele seguiu Daniel Erikson, que esteve na BioWare por sete anos como Designer e Escritor Principal em Star Wars: The Old Republic; Erikson ocupou o cargo de diretor de estúdio no Fogbank, embora tenha saído da empresa há alguns meses, quando o Storyscape estava prestes a ser lançado.

A Disney irá adotar o mesmo plano da licença de Star Wars para as franquias da Fox, diferente do formato com a Marvel em cada empresa diferente gerir um jogo, alguns boatos insinuaram de quê a Activision-Blizzard poderá estar no comando de toda as franquias da Fox nos jogos, mais isto ainda é um rumor a se ver no futuro.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher
, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque