Brad McQuaid, uma das mentes por trás de EverQuest, morre aos 51 anos

#Notícia Publicado por ZeroJimmy, em .

Designer trabalhava em RPG online Pantheon: Rise of the Fallen

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ub21lLmx0L0d0OGJ4eC1MUjJ5cTJDbGR5eUxxR0dUTWJXTT0vOTcweDM2MC9zbWFydC91cGxvYWRzL2NvbnRldWRvL2ZvdG9zL2JyYWQtbWNxdWFpZC0xX2ZlYXR1cmUuanBn

Brad McQuaid, considerado uma das principais mentes por trás da criação e evolução do clássico MMORPG EverQuest, morreu nesta segunda (18) aos 51 anos.

A notícia do falecimento do desenvolvedor veio pelas redes sociais de seu mais novo projeto, Pantheon: Rise of the Fallen, que estava sendo financiado pelo público.

"É com muito pesar que compartilhamos que Brad McQuaid faleceu na noite passada", diz a mensagem de Twitter. "Ele vai causar uma profunda falta e será para sempre lembrado por jogadores por todo o mundo."

"Obrigado por nos unir por meio de seus mundos. Descanse em paz @Aradune",

Continua a mensagem, em referência à alcunha de McQuaid na comunidade online.

Benjamin Dean, diretor de comunicações do Visionary Realms, estúdio responsável por Pantheon, lamentou a morte do desenvolvedor no fórum do game.

"Brad era um visionário, um mentor, um artista, um pioneiro, um amigo, um marido e um pai", diz a mensagem. "Ele tocou a vida de milhares com seus sonhos e conceitos. Ele mudou o panorama dos video games para sempre. Ele vai fazer uma falta profunda e lembrado para sempre em vida e em Pantheon."

McQuaid começou sua carreira na indústria de games em 1989, ao fundar o estúdio MicroGenesis com Steve Clover.

Em 1996, os dois foram contratados pela Sony Online Entertainment para trabalhar em um RPG Online, que mais tarde viria a se chamar EverQuest. McQuaid começou como programador-chefe, mas acabou tornando-se produtor e um dos designers principais do jogo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHMtY2RuLmRheWJyZWFrZ2FtZXMuY29tL3VwbG9hZHMvZGNzY2xpZW50LzAwMC8wMDAvMTc4LzU2MS5qcGc=

Lançado em 1999, EverQuest logo tornou-se um fenômeno, superando seu principal rival na época, Ultima Online. Mesmo com o surgimento de World of Warcraft, em 2004, e o declínio de popularidade do gênero dos MMORPGs, o game mantém uma comunidade ativa e expansões ocasionais 20 anos depois.

McQuaid deixou a SOE em 2002, onde formou a Sigil Games para trabalhar em um novo RPG Online, Vanguard: Saga of Heroes, que apesar de muito esperado acabou ficando abaixo das expectativas quando finalmente foi lançado, em 2007.

O desenvolvedor deixou a Sigil no mesmo ano, após a aquisição da produtora pela própria Sony Online Entertainment, mas voltou a trabalhar em Vanguard em 2012, até começar o projeto de Pantheon.

Nos últimos anos de sua vida, Brad McQuaid serviu como chefe criativo da Visionary Realms.

ZeroJimmy
ZeroJimmy

YEAH RIGHT

, Porto Alegre
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,