EA registra patente controversa de microtransação

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDEvOTkxLzIyMS9mdWxsL0VBLmpwZw==

Hoje, a Electronic Arts é bem conhecida por ter implementado algumas das microtransações mais predatórias dos jogos. Ela não está sozinha nisso, pois a 2K Games recebeu atenção negativa pelo NBA 2K20, repleto de microtransações, mas a EA ocupa um lugar especial entre as editoras com um amor pela monetização nos jogos. Como mostra uma patente recém-descoberta de propriedade da empresa, isso pode levar a ainda mais problemas para os jogadores e suas carteiras.

No ano passado, foi descoberto que a EA havia registrado uma patente para um algoritmo de matchmaking que muitos temiam que pudesse ser usado para impulsionar microtransações nos jogadores. Embora a patente nunca tenha explicitamente declarado que era esse o objetivo, patentes mais antigas declararam expressamente o potencial de combinar jogadores novatos contra jogadores mais bem equipados, um meio de forçá-los a usar microtransações para ajudá-los a copiar seus oponentes superiores.

Mas esse tipo de pressão não é nada comparado a outra patente da EA, conforme relatado pela SegmentNext. Não apenas esse sistema pode ser aplicado a mais tipos de jogos, mas também vem com uma contagem regressiva. Conforme o registro descreve, o sistema pega "ofertas fornecidas dentro de um espaço de jogo" e pode fazê-las "diminuir em valor com base em aceitações anteriores das ofertas". Ou em termos mais simples, o sistema da Electronic Arts pode tornar as compras no jogo, como por exemplo as loot boxes, menos valiosas para jogadores que não forem os primeiros a comprá-las. Isso recompensa os jogadores que compram imediatamente, enquanto pressiona todos os demais a pagar o mais rápido possível, se quiserem ter a melhor oferta.

Você pode achar que esse é o tipo de ideia que a EA pensaria, mas essa patente não foi registrada originalmente por ela. Essa patente pertencia a Kabam, uma antiga editora de jogos para dispositivos mobile, um mercado em que as microtransações e loot box são bem frequentes. A Kabam manteve a patente até sua aquisição pela FoxNext Games em 2017, após a qual a EA a adquiriu no ano seguinte.

Um porta-voz da Electronic Arts esclareceu sobre a patente afirmando que ela não se destina ao uso em jogos futuros da EA. Em vez disso, a patente foi registrada sem o conhecimento da empresa e só caiu sob o controle da EA após uma aquisição anterior de ativos. Isso deve ajudar a acalmar as preocupações com relação ao uso da patente.
Catos
Catos
, Goiânia
Publicações em Destaque