Proton já consegue rodar mais de 6 mil jogos do Windows no Linux

#Notícia Publicado por Comediantewm, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5uZXJkYml0ZS5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDYvMnhrbG9hUC5qcGc=

Um ano após o lançamento do Proton (21 de agosto de 2018), parece que outro marco foi atingido em termos de compatibilidade. De acordo com informações do ProtonDB, o site de estatísticas não oficial da ferramenta da Valve, mais de seis mil jogos do Windows já podem ser executados no Linux.

No momento existem um pouco mais de 6.000 jogos com a classificação "gold" (que significa totalmente jogável), contra cerca de 9.000 jogos que atualmente possuem algum relatório de usuários que informam se eles podem ser executados ou não. Esse realmente é um número impressionante, porém, vale lembrar que o Steam hospeda mais de trinta mil títulos, então há uma quantidade enorme que ainda não foi testada.

Disponível através do Steam Play, o Proton certamente já se tornou uma das ferramentas mais importantes para aqueles que desejam executar seus jogos (que ainda não possuem versão para o sistema do pinguim) em sua distribuição Linux favorita, independentemente se os títulos foram lançados recentemente ou não.

Ao implementar o recurso diretamente no cliente Steam, a Valve permitiu que os jogadores Linux, desde os usuários iniciantes até os mais experientes, pudessem ter acesso e jogar seus games favoritos com a apenas um clique no mouse, exatamente como deve ser.

Com mais melhorias a caminho, a biblioteca de jogos que podem ser executados com o Proton só tende a crescer, especialmente com a chegada no futuro do suporte para os sistemas de anti-trapaça Easy Anti-Cheat e BattlEye, muito provavelmente o calcanhar de aquiles da ferramenta da Valve.

Anomander Rake
Anomander Rake #Comediantewm
Publicações em Destaque