Pela primeira vez em cinco anos, AMD ultrapassa a NVIDIA em vendas de placa de vídeo

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubW9zLmNtcy5mdXR1cmVjZG4ubmV0L2tLcWljY2tTdjZOTjZ0ZG5oQXc1VDYuanBn

AMD pode não deter o primeiro lugar em performance de placa de vídeo, mas mesmo assim ela foi capaz de abocanhar uma parte significativa do mercado da Nvidia, e superou a sua concorrente em venda de GPU.

De acordo com um relatório da Jon Peddie Research (JPR), um escritório de pesquisa de mercado e consulta que rotineiramente registra essas coisas. No terceiro trimestre de 2019, os dados da JPR revelam que a AMD possui 17.2 por cento do mercado de placa de vídeo, um impressionante crescimento de 9.2 por cento em relação ao trimestre anterior.

Por enquanto, a Nvidia permaneceu relativamente estável em 16% (tecnicamente um declínio de 0,1%). A Intel, por outro lado, perdeu 1,4 por cento, mas ainda está muito à frente, com uma fatia de leão no mercado de GPUs em 66,9 por cento.

Aqui está um resumo de como as coisas estão, em comparação com o último trimestre e o ano passado:

  1. AMD - 17.1 por cento (aumento de 1.5 e aumento de 2.4 em relação ano anterior)
  2. Nvidia - 16 por cento (queda de 0.1 por cento e queda de 1% em relação ano anterior)
  3. Intel - 66.9 por cento (queda de 1.4 por cento, e perda de 1.4 por cento em relação ao ano anterior)

Tenha em mente que esses números incluí as vendas gerais de computadores gráficos (porém não a de consoles), incluindo as Unidade de Processamento Acelerado (APU) da AMD. Esse é o motivo da Intel estar lá na frente - uma grande parcela dos seus processadores possuem gráficos integrados, e eles vendem muito mais processadores que a AMD, especialmente quando se trata de notebooks.

Ainda assim, a ascenção da AMD é notável, levando em conta que ela não este a frente da Nvidia nos últimos cinco anos. E esse ganho não tem nada haver com os gráficos integrados.

Ao analisarmos as placas para PC, AMD agora corresponde a quase a um terço do mercado, com 32.1 por cento. O que deixa a Nvidia com a maior parte do mercado detendo 67.9 por cento, mas se voltarmos um trimestre, o Time Vermelho detinha 22.7 por cento do mercado. O que representa um salto de 9.4 por cento de um mês para o outro. E se voltarmos ao final de 2018, a Nvidia estava com 81,2%.

A divisão é um pouco mais desigual nos laptops, onde as GPUs da Nvidia detêm uma participação de 74% contra 26% da AMD.

Aqui está o por quê da Nvidia estar preocupada. Os números da GPU levam em consideração as séries GeForce RTX 20 e GeForce GTX 16, ambas baseadas em sua mais recente arquitetura, Turing, mas a AMD lançou recentemente sua série Radeon RX 5700.

As Navi podem muito bem dar um impulso para a AMD, tanto em vendas de GPU quanto um todo. E tudo isso sem o trunfo do ray tracing, no que se diz respeito da AMD.

Provavelmente estaríamos sendo um pouco otimistas de esperar uma guerra de preços de GPU, mas aí, tudo é possível.

Nightcrowley
Nightcrowley
Publicações em Destaque