Coalition fala o motivo de Gears 5 não possuir co-op para 4 jogadores na campanha

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zL3VwbG9hZC9iaWcvMS8wMDA3OTguanBn

A decisão de encurtar o nome de Gears of War para simplesmente Gears 5 ter sido um ótima jogada para refletir sua fanbase, mas os fãs não terão tudo que esperam no novo capítulo da saga. Não se estiverem esperando pela chance de jogar a campanha do jogo com co-op para até quatro. Mas o mais importante, os motivos do estúdio para remover o modo podem significar que os dias de coop para 4 jogadores em Gears se foram para sempre.

Durante um painel na San Diego Comic-Con 2019 focado no universo expandido da marca Gears of War nos quadrinhos, novels e jogos, o diretor da Coalition, Rod Fergusson, foi questionado sobre a possibilidade do modo cooperativo para 4 jogadores retornar no modo Campanha. Sabendo que essa pergunta poderia surgir mais cedo ou mais tarde, Ferguson confirmou que Gears 5 NÃO terá co-op para 4 jogadores na campanha. Mas os motivos por trás dessa decisão podem não ser o que os fãs esperam.

A última polêmica envolvendo a remoção de produtos de tabaco de Gears 5 parece ter desviado a atenção da parte principal do jogo ou de sua história, então a explicação para do co-op na campanha (ou a falta dele) não poderia vir em melhor hora. Para os Gearsheads que talvez não se lembrem, o papel da campanha cooperativa foi evoluindo juntamente com a franquia: Gears of War 2 introduziu o co-op para 2 jogadores, e na sua sequência isso foi aumentando para 4 jogadores (e um máximo de 5 no Modo Horda). Mas os limites irão diminuir com a chegada de Gears 5, e a notícia certamente será decepcionante. A explicação para o limite também será polêmica.

Voltando a quando os desenvolvedores optaram por reduzir o co-op do modo história em Gears of War 4, uns foram a favor outros contra. Alguns viram isso como um erro, enquanto outros fizeram críticas a saúde aumentada e o tamanho das arenas de combate que precisavam de quatro jogadores. Tendo visto cada passo da franquia, sua história e sua campanha evoluindo com o tempo, Ferguson explicou que ter se afastado do co-op para 4 jogadores em partes se deve às exigências técnicas. Mas acima de tudo, a possibilidade de contar uma boa história se provou como um fator decisivo:

Então, o motivo... e você pode notar na minha hesitação, que eu não estou rapidamente dizendo sim. O problema com 4 jogadores é -- eu concordo com você. Eu sou um grande jogador de co-op, e tudo que eu faço é baseado no co-op. O problema com o co-op para quatro jogadores é que é um caos. Quando você experimentou Halo pela primeira vez, aposto que você não entendeu exatamente o que estava acontecendo na hora, porque enquanto você está pegando munição, alguém está provocando o evento que causou a coisa... vocês sabem do que eu estou falando.

Há um problema técnico com quatro jogadores que é que você precisa de mundos muito maiores. Uma coisa que você irá notar em Gears 1, 2 , e então o 3, é que o 3 tem níveis muito maiores porquê, 'Agora eu tenho que encontrar locais para quatro jogadores se esconderem'. Então é muito mais desafiador de construir, mas também muito mais difícil de contar uma história. Se você ver Gears 3, e assistir os cinematics... como isso foi uma coisa que eu tive que trabalhar com a [escritora Karen Traviss], ela começou fazendo esse round robin onde todo mundo tem uma diálogo. Porque você não podia deixar os personagens sozinhos. Tinha sempre que ter quatro pessoas a todo momento. Então as quatro pessoas expressavam uma opinião.

Então quando voltamos em Gears 4, a primeira coisa que fizemos foi diminuir o co-op para dois jogadores. Parte disso foi por causa da tecnologia, e outra parte por causa do storytelling. Foi realmente muito difícil contar uma história realmente envolvente quando ninguém pode ir ao banheiro sozinho, porque tem que levar três amigos com ele todas as vezes, você sabe o que eu quero dizer? Você não terá mais aqueles momentos em que duas pessoas ficam tipo, 'Aí, isso é uma coisa', certo? Quando procuramos expandir, procuramos oferecer algo maior e melhor. O modo Escape é para três jogadores, o Horda para cinco jogadores. Temos co-op aos montes, é apenas a noção de uma campanha com coop para quatro jogadores... acho que é tão divertido quanto antes, isso também dilui a história um pouquinho. Haverá muito co-op para você e seus amigos em Gears 5, porém não haverá co-op para quatro jogadores no modo campanha, desculpe.

Como os fãs irão se sentir sobre a explicação de Fergusson e a remoção do co-op para quatro jogadores irá depender do investimento de cada jogador na história de Gears 5 (e dos jogo anteriores da série). Estar envolvido com os personagens, e estar animado para jogar uma campanha focada na história talvez não seja visto como algo "legal" para alguns na comunidade, mas não há como negar o atrativo da história - tendo gerados livros e quadrinhos de sucesso. Para esses jogadores, a explicação de Fergusson vai servir. Para aqueles que descartariam a história por uma chance de jogar com três amigos... bom, a notícia ruim só fica pior quando você percebe que a explicação de Rod vale para mais de um jogo. Se o hardware não é o problema, mas o storytelling, então é bem provável que isso não irá mudar nos próximos jogos.

Haverá uma série de novos modos para os jogadores, como o novo modo de treinamento Boot Camp projetado para introduzir os fãs ao Gears 5 Versus. Além disso, há o modo Arcade para ensinar os jogadores as mecânicas básicas do multiplayer do jogo. E embora o modo Escape, novo na série, talvez não seja um sucesso de início, Fergusson está certo que os fãs de multiplayer e co-op ainda têm opções. Gears 5 continua sendo um dos maiores exclusivos do Xbox, e com os donos de consoles economizando para verem onde irão gastar o seu dinheiro em 2020 -- que trará ambos Xbox Scarlett e o PlayStation 5 -- garantir que a sequência atinja o seu potencial como um dos jogos mais aguardados poderá ajudar a impulsionar sua nova plataforma.

Não há dúvidas que os fãs que estão ansiosos para comprar Gears 5 no lançamento em 10 de setembro terão que ajustar suas esperanças e expectativas de acordo.

Catos
Catos
, Goiânia
Publicações em Destaque