Trump manda investigar imposto francês sobre gigantes tecnológicas

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zL3VwbG9hZC9iaWcvMS8wMDA4MzkuanBn

A proposta de um tributo de 3% sobre as receitas anuais das empresas que fornecem serviços a consumidores franceses preocupa o governo dos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encomendou, nesta quarta-feira (10), uma investigação sobre os efeitos de um imposto sobre companhias tecnológicas que está prestes a ser aprovado na França e poderá afetar especialmente as gigantes americanas do setor.

"Os Estados Unidos estão muito preocupados que o imposto sobre serviços digitais, que deve ser aprovado no Senado francês atinja injustamente companhias americanas", afirmou o representante comercial do governo, Robert Lighthizer.

"O presidente ordenou que examinássemos os efeitos desta legislação", declarou.

A proposta de um tributo de 3% sobre as receitas anuais das empresas que fornecem serviços a consumidores franceses se aplica apenas às gigantes do setor tecnológico, "no qual as empresas americanas são líderes globais", disse Lighthizer.

A chamada investigação da Seção 301 é a principal ferramenta que o governo Trump usou na guerra comercial com a China para justificar as tarifas contra o que os Estados Unidos dizem ser práticas comerciais desleais.

O representante comercial dos EUA afirmou que vai realizar audiências para permitir comentários públicos sobre o assunto durante várias semanas antes de emitir um relatório final com uma recomendação sobre quais ações tomar.

Apesar das objeções à proposta fiscal francesa, no entanto, a nota disse que os Estados Unidos continuarão a trabalhar com outras economias avançadas para resolver o enigma de como taxar empresas de tecnologia.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil