Rockstar não paga impostos no Reino Unido há dez anos, afirma site

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDEvODY1LzkyOS9mdWxsL0dUQV9PbmxpbmUuanBn

De acordo com o Tax Watch, a Rockstar North - estúdio da desenvolvedora na capital da Escócia - pagou um total de zero libras em impostos para o governo do Reino Unido nos últimos dez anos. Nos últimos três anos, o estúdio ainda teria recolhido 42 milhões de libras em subsídio vindo de pagadores de impostos.

Os números se tornam ainda mais surpreendentes ao se considerar que GTA V, game da Rockstar que gerou aproximadamente US$ 6 bilhões com suas vendas, foi desenvolvido, em parte, na Rockstar North. Desde 2009, os executivos da desenvolvedora dividem um bônus total de US$ 3,4 bilhões, mas a empresa não pagou um centavo de impostos no Reino Unido.

Os 42 milhões de libras em subsídio teriam sido originados do Alívio de Taxas sobre Video Games, ferramenta do governo britânico para ajudar jogos que são "culturalmente britânicos", e não possuem tanto mercado fora do Reino Unido.

De alguma maneira, GTA V, sucesso no mundo inteiro, conseguiu esse certificado em 2015, garantindo 19% de todo os subsídios distribuídos pelo Alívio desde sua introdução em 2014. Ou seja, além da Rockstar não pagar impostos há dez anos, a empresa ainda garantiu quase um quinto de todo o dinheiro que seria destinado a pequenos produtores.

O Tax Watch ainda pediu para que A Receita e Alfândega de Sua Majestade, departamento responsável pela cobrança de impostos no Reino Unido, investigue a estrutura de impostos da Rockstar e da Take-Two dentro da nação.

Catos
Catos
, Goiânia