Huawei teria secretamente ajudado Coreia do Norte a construir e manter rede sem fio, diz jornal

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zL3VwbG9hZC9iaWcvMS8wMDA4NDkuanBn

Se for confirmado, envolvimento da Huawei com a Coreia do Norte pode complicar a já turbulenta imagem da empresa nos Estados Unidos.

A Huawei, gigante chinesa de tecnologia, secretamente ajudou a Coreia do Norte a construir e manter sua rede de comunicação sem fio, publicou o jornal "Washington Post" nesta segunda-feira (22), citando fontes e documentos.

A companhia chinesa teria feito parceria com a estatal chinesa Panda International Information Technology, em uma série de projetos na Coreia do Norte ao longo de 8 anos, publicou o jornal. Huawei e Panda teriam deixado o escritório que ocupavam em Pyongyang no primeiro semestre de 2016, de acordo com a publicação.

Essa parceria gera dúvidas sobre se a Huawei - que tem utilizado tecnologia de empresas dos EUA em seus componentes - violou controles de exportação norte-americanos para fornecer equipamentos à Coreia do Norte. Recentemente, a Huawei foi colocada em uma lista de proibição comercial dos Estados Unidos sob preocupações de segurança nacional e está proibida de comercializar componentes e softwares com empresas dos EUA.

O governo de Donald Trump cita preocupações de que a empresa era usada para atividades de espionagem de Pequim para justificar a inclusão da Huawei na lista. A inclusão da companhia na lista impede que empresa norte-americanas vendam componentes para a Huawei sem licenças especiais.

Procurada pela Reuters, a Huawei não comentou o assunto de imediato, mas disse em comunicado ao "Washington Post" que "não tem presença de negócios" na Coreia do Norte. Não foi possível contatar a estatal Panda.

O Departamento de Comércio dos EUA, que também não comentou o assunto, investiga possíveis conexões entre Huawei e Coreia do Norte desde 2016, mas até agora, segundo o jornal, não relacionou as duas partes publicamente

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque