Cyberpunk 2077 é um jogo politico, diz criador Mike Pondsmith

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4tbC1jeWJlcnB1bmsuY2Rwcm9qZWt0cmVkLmNvbS93YWxscGFwZXJzLzI1NjB4MTYwMC9DUDc3LUtWLWVuLmpwZw==

O Cyberpunk é um subgênero profundamente político da ficção científica, e não é surpresa que o Cyberpunk 2077 também seja. Mike Pondsmith, o criador do RPG o qual o próximo grande sucesso do CD Projekt é baseado (que também está trabalhando com o estúdio em 2077) disse em uma entrevista ao VGC que "tudo é político", e que o cenário é um conto preventivo sobre a confluência de tecnologia, poder e responsabilidade.

"Eu digo às pessoas que o Cyberpunk é um aviso sobre o futuro. Estamos obtendo tecnologias que são excepcionais, coisas que pensei que estariam fora do nosso alcance antes de 2020'', disse Pondsmith.

Então, se temos essa tecnologia, o que vamos fazer com ela? Como vamos fazer o mundo funcionar? Como vamos garantir que as pessoas certas usem essa tecnologia com responsabilidade? Nós realmente queremos que as corporações estruturem como vivemos e trabalhamos? Neste momento, temos corporações que nos seguem em todos os lugares. É importante para nós pensarmos aonde vamos com essa capacidade .

O Cyberpunk é "inerentemente político", disse Pondsmith, mas não no sentido comumente considerado de esquerda e direita, ou conservador e liberal. "Tudo é político. Os seres humanos são políticos. Primeiro temos comida, depois prostituição, depois temos política. E podemos ter conseguido política antes da prostituição, mas não tenho certeza", disse ele. "Basicamente, é tudo político, mas uma grande parte do que o Cyberpunk fala é sobre as disparidades de poder e como a tecnologia adreçam tudo isso."

Como exemplo, ele citou a criação de sua empresa de RPG, R. Talsorian Games, nos anos pré-digitais dos anos 1980, quando os produtos precisavam ser fotografados e filmados e impressos por profissionais, a um custo significativo e pela programação de outra pessoa. Mas os avanços na tecnologia permitiram que a Talsorian trouxesse grande parte desse processo de produção internamente apenas alguns anos depois.

"A tecnologia criou niveladores. O YouTube é um nivelador de muitas maneiras, porque eu não preciso ir a uma rede para fazer um programa de TV. O Flash era um nivelador: eu não precisava ir a algum lugar e obter uma licença de brinquedo para obter uma animação feita ", disse Pondsmith. "De repente eu posso fazer coisas radicais, interessantes e fortemente políticas porque a tecnologia é minha facilitadora".

Pondsmith agora vê o Cyberpunk como semelhante à trilogia Star Wars (a primeira, eu espero) ou "as diferentes gerações de Star Trek". Ele estava se referindo à capacidade do mundo do jogo para novas histórias originais, mas sua descrição de sua evolução também ilustra seus elementos políticos embutidos.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,