Inventor do USB explica porque o conector não foi projetado para ser usado dos dois lados

#Notícia Publicado por macmi, em .

Algum dia nós olharemos para trás e riremos (ou choraremos) das nossas dificuldades para encaixar o USB.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubW9zLmNtcy5mdXR1cmVjZG4ubmV0L1F5NDRvOE1xQlZ6QWs2MmY3TDV2RGQtNjUwLTgwLmpwZw==

Eu aprendi há muito tempo que é necessário para torcer 3 vezes uma barra pra chegar na divisão perfeita do chocolate, porque os intervalos comerciais durante os desenhos de manhã de sábado me disseram isso. Algum tempo depois, eu também aprendi que "três" é geralmente o número mágico para conectar corretamente um dispositivo USB Tipo-A.

É uma dança enlouquecedora para encaixar e isso levanta a questão: por que o Universal Serial Bus (USB) não foi projetado com um conector reversível desde o início?

É a desvantagem mais frustrante de uma das maiores invenções de todos os tempos. Claro, a aparente supervisão foi corrigida com a introdução mais recente do USB Type-C, mas isso não importa para os milhões de dispositivos e portas USB Type-A que estão em uso generalizado hoje.

Ajay Bhatt, amplamente considerado o inventor do USB (ele liderou a equipe da Intel que criou o protocolo), admitiu à NPR que "o maior aborrecimento é a reversibilidade". No entanto, ele defende a decisão de design.

Tornar USB reversível para começar teria exigido o dobro de fios e o dobro de circuitos, e teria dobrado o custo. Bhatt diz que sua equipe estava ciente no momento da frustração que um projeto retangular poderia ter, contra um conector redondo. Mas em um esforço para mantê-lo o mais barato possível, a decisão foi tomada para ir com um design que, em teoria, daria aos usuários uma chance de 50/50 de conectá-lo corretamente (você pode até as probabilidades, olhando para o interior primeiro, ou identificando o logotipo).

"Em retrospectiva, com base em todas as experiências que todos nós tivemos, é claro que não foi tão fácil como deveria ser", acrescentou Bhatt.

Portanto, a resposta curta é o custo, embora haja um pouco mais para isso. Apesar de considerarmos que o USB está em todos os lugares nos dias de hoje, convencer os principais fabricantes de PC a adotar a especificação não foi uma tarefa fácil, nem mesmo uma tarefa fácil.

"Demorou algum tempo para provar que essa tecnologia é indispensável", disse Bhatt.

Aliás, o falecido Steve Jobs merece uma dica para ajudar o USB a se tornar um padrão duradouro. Foi em 1998 que o USB fez algum progresso real, cortesia do iMac G3, o primeiro computador a ser fornecido com apenas portas USB para dispositivos externos (não havia portas seriais ou paralelas). Isso ocorreu três anos após o lançamento do USB 1.0, com uma taxa de dados de 12Mbps.

As unidades flash USB chegaram em 2000, o mesmo ano em que o USB 2.0 chegou com taxas de transferência de dados de 480Mbps. Agora, cerca de duas décadas depois, estamos à beira do USB4, que operará apenas sobre o conector Type-C.

Bully Maguire
Bully Maguire #macmi

E quem disse que isso é problema meu?

Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,