.

Google inaugura programa para ensinar crianças a reconhecer fake news

Enviado por Catos, , 0 comentários
Clique para ver a imagem em tamanho original


Em toda aparição pública, os executivos da Google fazem questão de falar que a empresa está em uma verdadeira cruzada contra as chamadas "fake news", e uma das várias iniciativas da empresa para evitar o compartilhamento das notícias falsas é um curso voltado para as crianças.

O Be Internet Awesome ("Seja Incrível Na Internet", na tradução para o português) é um curso feito para ensinar crianças entre sete e 12 anos a reconhecer uma notícia falsa que está sendo espalhada pela internet. Entre os conteúdos do curso estão a identificação de URLs suspeitas, aprender a reconhecer quando uma fonte é ou não confiável e o que fazer para checar se uma informação é ou não falsa, ensinando-as a não acreditar em algo apenas porque a manchete parece bem formulada.

Desenvolvido em uma parceria da Google com a Net Safety Collaborative, o foco do programa é ensinar o pensamento crítico a crianças que estão se alfabetizando e entrando na adolescência, com o intuito de tornar a nova geração de internautas muito mais atenta ao perigo das notícias falsas. Além de desenvolver as habilidades de julgamento dessas crianças sobre se uma notícia é ou não falsa, o programa também conta com atividades de alfabetização midiática sobre ter sempre cuidado com o que se compartilha e manter uma boa reputação online, além de aulas sobre os problemas do bullying e do assédio virtual.

Junto com o programa, a Google também anunciou uma parceria com a YMCA (Associação Cristã de Jovens dos Estados Unidos), para ajudar pais e filhos a conversarem sobre tópicos como mídias sociais, cyberbullying e desinformação online.

Ainda que a parceria com a YMCA seja exclusiva para os Estados Unidos, o programa Seja Incrível Na Internet já está disponível em português para qualquer educador que esteja interessado em utilizá-lo para ensinar seus alunos sobre fake news e pode ser acessado através do site oficial do programa.
Catos
Enviado por Catos
Membro desde
28 anos, Goiânia
label
1566049502