.

Cientistas acreditam que uso de smartphones está alterando o formato do crânio

Enviado por Frocharocha, , 0 comentários
Clique para ver a imagem em tamanho original

Um estudo publicado na revista Scientific Report pode ter bons indícios de que os smartphones estão mesmo influenciando no desenvolvimento de "corpos estranhos" no organismo humano - mas não do jeito que você pode estar pensando.

Realizado por David Shahar e Mark G. L. Sayers, da Universidade da Costa do Sol (Austrália), os cientistas estudaram o crescimento de algo conhecido como protuberância occipital externa aumentada (EEOP) - um crescimento ósseo anormal na parte de trás do crânio que se parece com um pequeno "rabo" saindo da cabeça - em pessoas das mais diversas faixas etárias.

Geralmente encontradas em pessoas idosas, essas formações estão cada vez mais comuns também entre os jovens, para espanto dos pesquisadores. Em um estudo feito com 1.200 pessoas com idades entre 18 e 86 anos, as protuberâncias foram encontradas em 33% dos participantes - mas, ao contrário do esperado, essa condição era mais comum em homens entre 18 e 30 anos. E não só isso, mas a cada dez anos que a idade aumentava, havia uma redução de 1,03% na chance de pessoas daquela idade possuírem a mesma alteração craniana. E, como estudos anteriores realizados durante a década de 1990 não encontraram essa mesma relação, fica claro que isso se trata de um fenômeno bem recente.
Frocharocha
Enviado por Frocharocha
Membro desde
39 anos, São Paulo
label