ARM Cortex-A77 e chip gráfico Mali-G77 são anunciados

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby9kN2o3TW1qL01hbi1ob2xkaW5nLXNtYXJ0cGhvbmUtNzAweDM5NC5qcGc=

As principais fabricantes de processadores do mundo usam os designs da britânica ARM, incluindo a Qualcomm, Samsung, Apple e Huawei. A empresa anunciou o Cortex-A77 para desempenho mais rápido de CPU, e o chip gráfico Mali-G77 com nova arquitetura para jogos, realidade virtual e inteligência artificial. Essas tecnologias devem aparecer nos celulares premium de 2020.

O núcleo de processador Cortex-A77 é um refinamento em relação ao Cortex-A76 de 7 nanômetros do ano passado. Ele promete desempenho 20% maior em IPC (instruções por ciclo), ou seja, o número de instruções que a CPU consegue executar em cada ciclo de clock - tudo sem aumentar o consumo de energia.

A ARM diz que o Cortex-A77 tem "desempenho comparável aos notebooks tradicionais de hoje". Esse design também pode ser usado em processadores para laptops com Windows 10, que ainda não vingaram no mercado.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA1L2FybS1jb3J0ZXgtYTc3LWNvbXBhcmFjYW8tNzAweDM1My5qcGc=

Enquanto isso, o chip gráfico Mali-G77 promete desempenho 40% maior que seu antecessor (Mali-G76) graças a uma nova arquitetura chamada Valhall. A eficiência energética melhorou 30% para exigir menos da bateria durante sessões de jogos ou realidade virtual móvel.

O Mali-G77 também se destaca por seu desempenho em inteligência artificial. Ele é 60% mais rápido em relação ao antecessor, acelerando o processamento de redes neurais no celular, em vez de depender de servidores na nuvem.

Cada vez mais smartphones adotam a IA em determinados recursos, como reconhecer o ambiente para ajustar as configurações da câmera, analisar o uso de aplicativos para carregá-los previamente na memória, entre outros.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA1L2FybS1tYWxpLWc3Ny1jb21wYXJhY2FvLTcwMHgzNTQuanBn

Sim, a ARM já oferece um design para chips ML (aprendizado de máquina) chamado Project Trillium. No entanto, a empresa lembra que a maioria dos smartphones não tem um processador neural dedicado: 85% dos modelos no mercado usam apenas a CPU ou uma combinação de CPU e GPU.

Você verá sistemas-em-um-chip com Cortex-A77 e Mali-G77 a partir do ano que vem, à medida que essas tecnologias forem adotadas em processadores da Qualcomm, Samsung, Apple e outras fabricantes.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS