Valve e outras cinco editoras estão sendo investigadas pela Comissão Europeia

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS84M2xodWtxLmpwZw==

A Valve e outras cinco editoras foram alertadas de estarem violando as leis de competição de bloqueio regional por questões de preços.

Segundo a investigação em curso pela Comissão Européia (CE) a Valve e outras cinco estão sendo acusadas de praticarem bloqueio regional, a CE emitiu uma Statements of Objection a todas as seis companhias, declarando que o "parecer preliminar [é] que as empresas impediram seus clientes de adquirir jogos em outros Países Membros dentro [da União Europeia], uma violação das leis de competição da UE."

A Valve Bandai Namco, Zenimax, Capcom, Focus Home Interactive, e a Koch Media, estavam sob investigação desde 2013, e a CE "abriu um processo formal antitruste por acordos bilaterais feito entre a Valve Corporation e outras cinco editoras de jogos" em fevereiro, 2017.

Alguns dias depois, o sindicato de comércio de jogos francês, Syndicat National du Jeu Vidé, emitiu uma declaração em defesa da Valve argumentando pelos quais motivos o bloqueio regional existe.

"Num verdadeiro Mercado Digital Único, os consumidores europeus devem ter o direito de comprar e jogar games de sua escolha, independentemente do local onde vivam na UE," disse a comissária Margrethe Vestager. "Os consumidores não devem ser impedidos de fazer compras entre os Países-Membros para encontrar o melhor acordo disponível. A Valve e as cinco editoras de jogos para PC agora têm a chance de responder às nossas preocupações."

A Valve respondeu a esta declaração, dizendo que "as cobranças da CE não se aplicam as vendas de jogos para PC na Steam."

As acusações falam a respeito da ativação de Keys na Steam, que a Valve diz que fornece "gratuitamente" e que "não recebem nenhuma participação quando o jogo é vendido por revendedores".

Aparentemente os bloqueios regionais só são aplicáveis a uma pequena quantidade de jogos - "apenas 3%" dos jogos na Steam, e nenhum deles pertencem a Valve.

A Valve desativou os bloqueios regionais em 2015 com a exceção daqueles que "requerem pedidos legais locais," como a lei de conteúdo da Alemanha por exemplo, ou aquelas áreas afetadas por acordos de distribuição.

"A eliminação de bloqueio regionais também significa que as editoras irão elevar os preços em regiões menos afluentes para evitar a arbitragem de preços," adicionou a Valve. "Não há custos envolvidos em enviar chaves de ativação de um país para outro e a chave de ativação é tudo que o usuário precisa para ativar e jogar um game de PC."

A CE realizará a sua primeira avaliação em Março de 2020, mas por hora, a Valve e as outras cinco editoras podem se adequar as regras da UE ou apresentar um argumento argumento em favor de continuar com o bloqueio regional.

Nightcrowley
Nightcrowley
Publicações em Destaque