Iron Man VR é o blockbuster que o PlayStation VR precisa

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDIvMDA5LzY5My9mdWxsL0lyb25fTWFuX1ZSLmpwZw==

O PlayStation VR já tem atualmente uma biblioteca composta por vários títulos interessantes e com provas dadas de qualidade, mas falta-lhe ainda um jogo com um título suficientemente grande para se estabelecer definitivamente e atrair as massas. Esse título pode muito bem ser Iron Man VR, um dos jogos que foi apresentado durante o State of Play e que dá continuidade à parceria entre a Sony e a Marvel que começou com Marvel's Spider Man para o PlayStation 4, um dos melhores jogos de super-heróis já desenvolvidos.

Ninguém esperava que o próximo jogo resultante desta parceria fosse para o PlayStation VR, e embora os jogos tradicionais tenham uma ressonância muito maior entre os fãs da marca, não deve descartar Iron Man VR apenas porque se trata de jogo para o PlayStation VR. Digo isto porque já tive a oportunidade de experimentar e fiquei francamente surpreendido com o trabalho da Camouflaj, o estúdio que está a desenvolver Iron Man VR. Como sempre, a experiência obtida de uma demo é limitada, mas deu para perceber que o jogo está num ótimo caminho.

Da mesma forma que um jogo tradicional não pode ser diretamente convertido para a realidade virtual, Iron Man VR oferece uma experiência que não poderia obter de outra forma. A demo, disponível para experimentar num recente evento dedicado ao PlayStation VR, começa na casa de Tony Stark em Malibu. É basicamente um pequeno tutorial para te ensinar os controles com a armadura do Iron Man. Como muito outros títulos para o PlayStation VR, Iron Man VR joga-se melhor com o PlayStation Move, um em cada mão para simular os propulsores do fato.

Se pensare que os controles são exatamente como vê nos filmes e desenhos animados, vai perceber rapidamente como funcionam. Com as palmas das mãos viradas para baixo ganha altitude; com as palmas viradas para trás ganha velocidade; se precisar de travar, estica os braços e vira as palmas para a frente. Também pode colocar cada mão numa posição diferente se quiser executar manobras mais complexas. Os controles estão tão bem adaptados que num instante vai sentir que está mesmo dentro do fato do Iron Man.

Este tipo de controles e imersão combinados simplesmente não seriam possíveis fora da realidade virtual. É disto que o PlayStation VR (e outros dispositivos do mesmo gênero) necessitam para serem validados: experiências únicas e que aproveitem as vantagens da plataforma. A única limitação deste título, provocada pela grande liberdade de movimentos que o jogo permite, é o fio do capacete. Com uma liberdade de movimentos a 360 graus, conseguirá replicar as mesmas manobras que Tony Stark faz, contudo, como tem um fio agarrado ao capacete, vai ficar enroscado (toma nota Sony: numa próxima geração do PlayStation VR, o fio tem que desaparecer!)

Mas tirando este incômodo, Iron Man VR foi uma das experiências mais agradáveis e entusiasmantes que já tive no PlayStation VR. Depois da secção inicial em que passeias pela praia de Malibu num percurso de obstáculos para aprenderes a dominar o fato, começa então o jogo. A bordo de um avião com Pepper Potts, Tony sofre um ataque inesperado de naves espaciais. Com a parede lateral do avião destruída, é sugado para o ar. Na perspectiva de primeira pessoa, estar a cair em queda livre no ar é arrepiante. Sabe que não é real, mas é impossível não sentir aquele arrepio pelas costas abaixo.

Em queda livre, a perfurar nuvem atrás de nuvem, Tony ordena a F.R.I.D.A.Y. (a sua inteligência artificial) que lhe encaminhe o fato de Iron Man, que começa a chegar peça por peça: primeiro as mãos, depois o peito e, por fim, o capacete. Com o fato equipado, chegou a altura de dar uso às suas incríveis habilidades. Voamos até perto do avião em queda, voando mesmo ao seu lado. Neste momento a imersão é gigantesca. A única coisa que nos mantém agarrados à realidade é sentir o chão debaixo dos nossos pés, por se não fosse isso, era como se estivéssemos mesmo a voar dentro daquele cenário virtual.

No resto da demo, recorrendo à pratica que adquiriste na primeira seção, tem que te movimentar em volta do avião e destruir as naves inimigas que continuam a aparecer umas atrás das outras. Nesta parte o jogo dá-te alguma assistência para que não fique demasiado longe do avião, até porque como tem de disparar com as mãos, vai perder o controle da direção e perder altitude. É por isso que tem de ser extremamente rápido a apontar para logo de seguida ativar os propulsores para te manter no ar. O esquema de controles é intuitivo, mas requer, sem dúvida, habituação.

Em qualquer jogo de super-heróis, o apelo está sempre em sentir que está na pele da personagem. Spider-Man da Insomniac Games tem esse mérito, mas Iron Man VR, daquilo que pude jogar, também o tem. No entanto, não são experiências comparáveis e ultimamente recorrem a métodos diferentes para atingir o mesmo fim. Iron Man VR combina habilmente controles por movimento com realidade virtual para oferecer uma experiência altamente imersiva, intensa e entusiasmante. Surpreendentemente, apesar de ser um jogo rápido e movimentos bruscos, não senti enjoo por movimento.

V2dsS1ozZDFfX0k=

Com um poderoso nome como Iron Man, aliado à popularidade que o universo Marvel ganhou nos últimos anos no cinema, este pode ser o jogo que vai mudar a perspectiva da realidade virtual para melhor. Já existem jogos como Moss, Astro Bot, Beat Saber, Déraciné que têm tornado o PlayStation VR cada vez mais apelativo, mas como qualquer plataforma, há necessidade de um blockbuster, um jogo que seja altamente popular e um enorme sucesso. Iron Man VR tem tudo para ser esse jogo.

Catos
Catos
, Goiânia