Entenda por que a Epic Store leva apenas 12% da receita dos desenvolvedores

#Notícia Publicado por renatito91, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZ2FtZXJhbnQuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy9FcGljLUdhbWVzLVN0b3JlLXJldmVudWUtc3BsaXQtd2h5LmpwZWc=

Desde que a Epic Games Store foi lançada em 2018, um dos recursos mais comentados são os termos de compartilhamento de receita para desenvolvedores. Os desenvolvedores de jogos mantêm 88% do dinheiro ganho com o jogo e pagam apenas 12% para a Epic Games, em comparação com os 30% cobrados pela Steam. Agora, o fundador da Epic Games, Tim Sweeney, revelou por que sua empresa recebe um fatia tão pequena da receita criada pela venda de um jogo.

No Twitter, Sweeney explica que a Epic Games escolheu o número de 12% para fornecer "acordos super competitivos para parceiros", garantindo ao mesmo tempo que a Epic Games Store seja um negócio "lucrativo" para a empresa. Sweeney também disse que a Epic Games faz aproximadamente 5% de lucro a partir desses 12%, e isso pode aumentar para 6-7% à medida que a loja cresce. Os custos da Epic Games são para executar o Fortnite, processamento de pagamentos e atendimento ao cliente.

O fundador da Epic Games também criticou a Steam sem mencionar a vitrine da loja da Valve. "É muito mais lucrativo" criar sua própria plataforma do que dar 30% a uma loja (como a Steam), já que 30% é uma "enorme porcentagem". É por isso que a EA tem a Origin e por isso que a Ubisoft tem o UPlay. Comparativamente, as lojas vendendo cartões-presente digitais para plataformas como iTunes, Steam ou Amazon têm uma margem de lucro de 10-15%, em parte porque os custos de funcionários e empresas de cartão de crédito levam 2,5-3,5% para processar transações para cobrir os custos bancários e de serviço ao cliente.

Esta não é a primeira vez que Sweeney reclamou das altas taxas tomadas por algumas empresas. O corte de 30% que o Google tira para as microtransações do Google Play é o motivo pelo qual a Epic Games decidiu lançar o Fortnite em sua própria loja, e não no Google Play. O movimento levou a uma certa confusão entre os fãs, e havia receios de segurança, uma vez que os golpes de phishing visavam os usuários que procuravam a versão real do jogo. No entanto, sem a taxa de 30% do Google Play, provavelmente compensará qualquer perda de lucro em relação a isso.

Os tweets de Sweeney também podem ajudar a esclarecer as coisas para os jogadores que criticaram a Epic Games por criar outra plataforma para jogar no PC. Com a Epic Games pagando muito dinheiro por jogos exclusivos como o Metro Exodus e o Borderlands 3, eles não têm escolha a não ser usar a nova plataforma. No entanto, ao observar a diferença de receita e entender como os desenvolvedores podem usar esse dinheiro extra (para obter segurança no emprego e criar novos conteúdos para um jogo), alguns jogadores podem ter menos opiniões negativas sobre a Epic Games Store.

Renatito
Renatito #renatito91
, Recife
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque