Dono de PS4 perde acesso a sua coleção de jogos digitais por usar discurso de ódio

#Notícia Publicado por renatito91, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5mdWxsaGR3cHAuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy9Ccm9rZW4tUFMzLUNvbnRyb2xsZXJfd3d3LkZ1bGxIRFdwcC5jb21fLmpwZw==

Se já não estava suficientemente evidente, os jogos estão a evoluir para um futuro totalmente digital. As vendas de jogos digitais estão crescendo a cada ano e, de fato, alguns analistas preveem que a próxima geração de consoles será a última a usar mídia física. Alguns têm reagido contra esse futuro totalmente digital por várias razões, sendo que um dos principais argumentos é que as publishers de jogos podem restringir o acesso a um jogo que alguém já comprou. Embora esse medo pareça praticamente infundado, parece ter acontecido a pelo menos um jogador do PS4 depois de ter sido temporariamente banido da PlayStation Network por usar discurso de ódio.

Um racista admitido referido como "Rob" por OneAngryGamer teve sua conta PlayStation suspensa por uma semana por chamar as pessoas de n-palavras e promover a supremacia branca. Essa é uma clara violação das políticas da PSN e, portanto, é compreensível que o acesso de Rob aos jogos on-line seja restrito. No entanto, parece que essa suspensão também restringe o acesso de Rob a toda a sua biblioteca de jogos digitais do PS4.

Rob forneceu capturas de tela para mostrar que ele não podia jogar seus jogos digitais de PS4 depois que a suspensão foi colocada em prática. Os jogos em sua conta são marcados com um cadeado para mostrar que ele não pode mais acessá-los. Presumivelmente, Rob poderá jogar os jogos novamente quando sua suspensão acabar, mas ele espera receber uma proibição permanente. Ele aparentemente enviou um e-mail à Sony com outra mensagem promovendo a supremacia branca, e parece que ele planeja continuar usando discurso de ódio no futuro. Se Rob é atingido com uma proibição permanente, como prevê, segue-se que toda a sua biblioteca digital PS4 será perdida.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZ2FtZXJhbnQuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy9wczQtZGlnaXRhbC1nYW1lcy1sb2NrZWQuanBnLm9wdGltYWwuanBn

Com Rob antagonizando abertamente outros usuários do PS4 e a própria Sony, parece que ele está querendo que sua conta seja banida permanentemente. Como agora ele sabe que ser suspenso da PSN significa perder o acesso a jogos digitais, é difícil sentir pena dele se ele continuar agindo dessa forma e perder o acesso à sua biblioteca de jogos digitais como resultado.

No entanto, outros podem estar preocupados que a Sony tenha esse poder. Afinal, os jogos digitais geralmente custam tanto quanto os jogos físicos, e os consumidores, sem dúvida, sentem um senso de propriedade dos jogos digitais que compraram. Se a Sony pode restringir o acesso a jogos digitais, questiona se os consumidores realmente têm ou não direito a suas compras digitais.

É claro que este é um exemplo bastante extremo e não parece algo com o qual a grande maioria dos proprietários de PS4 terão que se preocupar. Contanto que não usem discurso de ódio claramente ofensivo, eles devem ser capazes de evitar a situação de Rob e poderão jogar seus jogos do PS4 sem medo de que sua biblioteca seja restrita.

Renatito
Renatito #renatito91
, Recife