Brecha obriga mudança em nova tecnologia de segurança para redes Wi-Fi

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zL3VwbG9hZC9iaWcvMS8wMDAyMjEuanBn

Recurso ainda disponível em poucos equipamentos tinha vulnerabilidades que facilitavam a quebra da senha da rede.

A Wi-Fi Alliance, entidade responsável pelas normas técnicas que definem o funcionamento das redes sem fio, anunciou que equipamentos de redes sem fio que já adotam a Wi-Fi Protected Access 3 (WPA 3) devem receber uma atualização de segurança para corrigir vulnerabilidades encontradas no protocolo.

O WPA 3 foi anunciado em janeiro de 2018 como evolução do WPA 2, a tecnologia de segurança de 2004 que ainda segue como a melhor opção na maioria dos equipamentos comercializados. Por ser uma tecnologia nova e depender da troca de equipamentos (tanto de roteadores como de clientes, como celulares e notebooks), o WPA 3 ainda tem pouco uso: sua presença é mais comum em aparelhos caros e topo de linha.

Mesmo assim, os pesquisadores Mathy Vanhoef e Eyal Ronen se debruçaram sobre a especificação da tecnologia, encontrando falhas que afetam diversos equipamentos. Falhas embutidas na especificação tem potencial para atingir todos os equipamentos compatíveis com um dado recurso, já que a compatibilidade entre os dispositivos depende do cumprimento das regras estabelecidas.

Vanhoef é o mesmo especialista que descobriu a vulnerabilidade KRACK nas redes sem fio com WPA 2.

Chamado de "Dragonblood", o conjunto de cinco falhas foi encontrado após uma análise do processo inicial de comunicação (chamado de "handshake") que ocorre quando um dispositivo (como um celular) busca se conectar a uma estação (um roteador). Uma das falhas pode permitir que um atacante cause uma pane (travamento) no roteador. As demais podem ser usadas para facilitar a descoberta da senha.

Duas das falhas ocorrem quando o WPA 3 é usado em modos de compatibilidade. Um atacante que puder intervir na conexão do dispositivo com o roteador pode obrigar que a conexão ocorra de modo mais inseguro do que deveria ocorrer, criando uma possibilidade de ataque onde essa possibilidade não seria possível.

As outras duas falhas facilitam a descoberta das senhas em algumas circunstâncias específicas por conta da maneira que são realizados os cálculos que deveriam proteger a senha.

A Wi-Fi Alliance destacou que todos os problemas podem ser consertados com uma atualização de software nos equipamentos e que não há registro de que as falhas foram exploradas. Ela agradeceu aos especialistas pela contribuição.

Processo criticado

Quando a falha KRACK foi divulgada em 2017, diversos especialistas criticaram a Wi-Fi Alliance e o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), responsáveis pela documentação que normatiza o Wi-Fi. Segundo as críticas, o processo que define as normas de segurança para as redes sem fio é pouco transparente, o que inibe as contribuições da comunidade de pesquisadores. Além disso, a documentação é paga, podendo ser obtida gratuitamente de forma limitada só depois que ela já está nas mãos dos fabricantes de equipamentos, o que inviabiliza pesquisas preventivas.

No artigo em detalham as falhas "Dragonblood", Vanhoef e Ronen destacam que a nova tecnologia foi criada "sem consulta pública, o que significa que especialistas não puderam criticar os novos recursos do WPA 3 antes de seu lançamento".

A primeira tecnologia de segurança para redes Wi-Fi, chamada de Wired Equivalent Privacy (WEP), foi introduzida em 1997 e totalmente quebrada em cerca de quatro anos. Já no início dos anos 2000, era possível acessar uma rede WEP sem autorização em poucos minutos. A Wi-Fi Alliance já considerava a tecnologia, com meia década de existência, obsoleta: todos deveriam migrar para o WPA.

Após quase uma década e meia sem atualizações significativas na segurança do Wi-Fi, o WPA 3 tem a missão de modernizar e melhorar de forma significativa a segurança das redes Wi-Fi sem introduzir novas vulnerabilidades. Como roteadores continuam em uso por muitos anos, a renovação tecnológica desta área é lenta. Se o WPA 3 fracassar de forma grave, redes Wi-Fi podem permanecer inseguras por anos.

Para Vanhoef e Ronen, a contribuição do WPA 3 para a segurança dos equipamentos é modesta. "Acreditamos que mais abertura para protocolos alternativos poderia ter aumentado segurança [do WPA 3]", dizem eles no artigo.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque