.

Após multa recorde, Google vai forçar usuário a escolher navegador padrão na Europa

Enviado por LoboDemocratico, , 1512 visualizações, 0 comentários
Clique para ver a imagem em tamanho original

A Google vai forçar o usuário a escolher seu navegador no smartphone na Europa. A decisão vem após polêmicas que acusam a gigante de monopólio de vender os aparelhos Android já com Google Chrome como navegador padrão, o que fere as leis antitruste do continente.

Em julho do ano passado, a Google recebeu uma multa recorde de 4,34 bilhões de euros em decisão da Comissão Europeia. Os motivos foram casos em que a gigante teria obrigado quaisquer fabricantes de smartphone Android a colocarem o Chrome como navegador e o mecanismos de busca do Google como padrões. Em troca, a companhia concedia licença de uso da Play Store para estes modelos.

O montante foi suficiente para fazer com que a empresa modificasse sua atitude para não levar outra sanção regional. "Agora, nós vamos além para garantir que donos de smartphones Android saibam sobre a gama de opções de navegadores e mecanismos de pesquisa disponíveis para download em seus smartphones. Isso significa perguntar a usuários existentes e de novos aparelhos Android na Europa sobre quais navegadores e apps de pesquisa gostaria de usar", informa a nota de Kent Walker, vice-presidente de relacionamento global da empresa.

Como isso será feito? Através da Google Play. O site 9to5Google observou que já há linhas de código na nova versão da loja que mostra mostra o texto que deve aparecer no pop-up em que o usuário precisa escolher entre seu navegador e buscador de preferência. Na lista, estão Firefox, Microsoft Edge e Opera, como navegadores; e DuckDuck Go e Bing para os buscadores.

A empresa deve adicionar essa opção em breve para novos aparelhos, sendo que eles devem deixar de vir com o Chrome já instalado. Assim, quando for entrar em um browser, vai precisar buscar por um na Play Store.

Até o momento, a Google não se mostrou interessada em levar a iniciativa para fora da Europa, única região na qual ela teve problemas com isso.
LoboDemocratico
Enviado por LoboDemocratico
Membro desde
19 anos, Cidade Maravilhosa
label