Valve está sendo fortemente criticada por listar jogo que glorifica o estupro

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9Yd2kzc3JRLmpwZw==

A Valve experimentou todo tipo de de polêmica ao decorrer dos anos, principalmente quando certo tipos de jogos dão as caras na Steam. Agora a Valve se vê mais uma vez em meio a criticas, após permitir um jogo que glorifica o estupro fosse publicado na loja.

Se trata de Rape Day do estúdio Desk Plant, cujo é descrito como "um visual novel em que você pode controlar um sociopata durante um apocalipse zumbi," segundo o site do jogo. Os jogadores poderão "agredir verbalmente, matar e estuprar mulheres conforme decidem avançar a história."

E aparentemente o título da Desk Plant já está na Steam há semanas, mas só agora as pessoas começaram a questionar como um jogo desse foi parar na plataforma. Pois de acordo com as diretrizes da Valve para desenvolvedores, "há um breve processo de análise no qual rodamos o seu jogo, consultamos a sua página de loja e verificamos se ela está configurada corretamente e funcionando como esperado e sem fazer nada prejudicial".

Então como o jogo da Desk Plant foi lançado na Steam? Simples, ele não viola nenhuma das políticas da Valve quanto ao tipo de conteúdo que pode e não pode estar em um jogo publicado em sua plataforma. Esse é o tipo de conteúdo proibido:

  1. Conteúdo adulto que não esteja devidamente identificado e protegido por chave de idade
  2. Declarações caluniosas ou difamatórias
  3. Conteúdo o qual você não seja dono ou possua direitos sobre
  4. Conteúdo que viole as leis de qualquer jurisdição em que o jogo esteja disponível
  5. Conteúdo que possua exploração infantil em qualquer sentido
  6. Programas que modifique o computador do cliente de maneira inesperada ou prejudicial, como malware ou vírus
  7. Programas fraudulentos que tentem de alguma forma obter informações sigilosas, como as credenciais da Steam ou dados financeiros (por exemplo: informações do cartão de crédito)

Alguns de vocês devem lembrar do Active Shooter, um simulador de tiroteio na escola que foi listado na Steam e foi derrubado após várias reclamações. E isso fez com que a Valve mudasse as suas diretrizes sobre o que pode e não pode ser publicado em sua loja em favor de uma abordagem "vale tudo".

De acordo com o post no blog sobre a mudança de diretrizes, a Valve disse: "decidimos que a abordagem correta é permitir tudo na Steam, exceto coisas que decidimos serem ilegais, ou claramente uma trollagem." Vale a pena notar que o Active Shooter não foi removido do Steam porque permitiu que os jogadores participassem de tiroteios nas escolas virtuais, mas porque ele foi considerado como uma "trollagem".

Provavelmente foi essa brecha que permitiu que a visual novel que glorifica atos repugnantes da Desk Plant escapasse. Apesar de retratar atos ilegais, o jogo em sí não é ilegal. E aparentemente a Valve também não o considera com uma espécie de "trollagem".

É claro, que isso faria com que muitos gamers fossem a página do jogo na Steam e batessem de frente com os desenvolvedores na seção de comentários e páginas de discussão. O engraçado é que a página censura a palavra "estupro" automaticamente nos comentários, ainda que o nome do jogo seja Rape Day.

Entramos em contato com a Valve para ver se eles gostariam de comentar e manteremos você atualizado, caso eles respondam.

E aí o que vocês acharam? Deveria o jogo ou desenvolvedora banidos da Steam? A Valve precisa fazer mais ajustes em suas diretrizes?

Nightcrowley
Nightcrowley
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.