Nvidia leva ray tracing para algumas placas fora da série RTX

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDEvOTcxLzQxMy9mdWxsL052aWRpYS5qcGc=

A Nvidia acaba de anunciar que está levando o suporte do ray tracing pra mais placas, exigindo no mínimo uma GTX 1060 com 6 GB de RAM. Com a manobra a empresa adiciona uma quantidade muito grande de computadores que poderão utilizar, de certa forma, os raios de luz em tempo real que eram exclusivos das placas RTX, na série 20.

Até o momento, se você quer reflexos feitos em tempo real e até de forma exagerada em jogos como Battlefield 5, precisa de uma quantidade de dinheiros generosos pra fazer tudo isso nas RTX com arquitetura Turing. Hoje (18) a Nvidia resolveu que os menos abonados também podem ter uma experiência semelhante. Infelizmente isso não inclui os notebooks gamer de entrada, que trabalham com GTX 1050 e 1050 Ti.

O anúncio foi feito durante a conferência da empresa na GDC, Game Developers Conference e que acontece nesta semana em São Francisco. A mágica, que até então era impossível, utiliza o DXR (que é o DirectX feito pros ray tracing), junto de um driver específico e que será lançado no mês que vem pra fazer tudo acontecer em uma placa gráfica que pode ser uma 1060, 1660, 1070 ou 1080, todas baseadas na arquitetura Pascal.

Mesmo em hardware já antigo, o ray tracing será feito em tempo real. Os núcleos responsáveis pra tarefa, que não existem de forma dedicada nas GTX, serão os que já trabalham com shaders.

A própria Nvidia diz que o desempenho vai sofrer com a adição deste recurso, o que é bem óbvio. Até uma RTX 2080 sofre com ray tracing ligado no máximo em alguns jogos e engasga pra entregar 60 fps. A empresa vai além e diz que a diferença de desempenho entre uma GTX e uma RTX será de duas, até três vezes.

UGtONW5iVW5sUDA=

A tecnologia é nova, impressiona pelos reflexos, mas tem pouco jogo que utiliza os raios de luz gerados em tempo real. Agora, com mais GPUs conseguindo lidar com isso, duas engines começaram a suportar nativamente os raios: Unreal Engine e Unity.

Não será a partir de agora que todos os jogos feitos com um dos dois motores gráficos mostrarão os reflexos, mas o que muda é que o desenvolvedor não precisa criar algo do zero pra inserir os raios. É só pegar o motor, que já entrega tudo e adaptar pro jogo.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,