Diretor de DMC 5 queria provar que jogos de ação puro ainda possuem um lugar

#Notícia Publicado por Alucard_hel, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS94TXRfUmo5dFp4NC9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Nos últimos anos, a Capcom passou por uma fase de renascimento depois de ter passado por dificuldades durante a entrada do setor na era HD. 2017 viu o lançamento de Resident Evil 7, que mudou a série de longa duração para uma perspectiva em primeira pessoa, imbuindo-a com um novo sentido de horror. Um ano depois, o Monster Hunter World estreou com uma estrutura ininterrupta de mundo aberto que transformou uma série japonesa de ação em um nicho em um fenômeno global.

Enquanto tudo isso acontecia, Hideaki Itsuno estava secretamente trabalhando no primeiro novo jogo Devil May Cry em uma década. Enquanto assistia ao sucesso contínuo de seus colegas, o diretor disse que ele não foi afetado pelo ressurgimento de outras franquias icônicas da Capcom. Mas ele admite que isso criou um certo tipo de pressão.

"Eu senti como se eu realmente não quisesse que isso parasse em mim", diz ele com uma risada. "Essa é a última coisa que eu quero."

Itsuno tem sido intimamente associado com Devil May Cry por algum tempo, mesmo que ele não tenha participado desde o início. Quando o desenvolvimento de Devil May Cry 2 começou sem o criador da série Hideki Kamiya, as coisas não correram bem. Um diretor não identificado lutou para gerenciar o projeto, a ponto de que, poucos meses antes do lançamento, o Itsuno - que anteriormente tinha se concentrado principalmente em jogos de luta - foi inesperadamente colocado no projeto para consertar o navio.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udm94LWNkbi5jb20vdGh1bWJvci9QNzVSa3RRakhBNjhlVF8yVVREOHE1a2tBUEk9LzB4MDozODQweDIxNjAvOTIweDAvZmlsdGVyczpmb2NhbCgweDA6Mzg0MHgyMTYwKTpmb3JtYXQod2VicCk6bm9fdXBzY2FsZSgpL2Nkbi52b3gtY2RuLmNvbS91cGxvYWRzL2Nob3J1c19hc3NldC9maWxlLzE1OTkyNDc5L0RNQzVfc2NyZWVuc18wM19wbmdfanBnY29weS5qcGc=

No final, ele foi creditado como diretor, apesar de trabalhar no jogo por menos de seis meses. Este desenvolvimento conturbado é uma grande parte do motivo pelo qual o DMC2 é amplamente considerado como um ponto baixo na série. Desde então Itsuno ficou com a franquia, transformando-a de volta em um nome icônico.

"Eu meio que vejo isso como a diferença entre ser relacionada ao sangue com seu filho e criar seu filho", ele diz sobre sua relação com Devil May Cry. "Eu posso não ser parente de sangue, mas ao mesmo tempo sinto que fui o responsável por elevá-lo."

Quando chegou a hora de começar a pensar na próxima edição da série, a Itsuno decidiu que algo estava faltando no mundo dos videogames. À medida que os jogos ficaram maiores, e recursos como jogos on-line e vastos mundos abertos tornaram-se a norma, havia cada vez menos jogos de ação puros.

Ele sentiu que este seria o momento perfeito para um novo Devil May Cry, um jogo que se sente moderno em muitos aspectos - com visuais lindos e elaboradas cutscenes - mas que de outra forma se desenrola como um jogo de ação bastante direto, com foco em olhar particularmente elegante enquanto você luta. "Eu queria provar que o gênero poderia existir se você se concentrar apenas nisso", diz ele.

Felizmente, Itsuno foi capaz de conseguir seus bem sucedidos colegas de trabalho para ajudar com Devil May Cry 5. Na verdade, quando o trabalho em Resident Evil 7 foi concluído, grande parte desse time foi colocado no DMC5. Isso foi especialmente importante porque os dois jogos compartilham muitas das mesmas tecnologias, incluindo o mecanismo RE e várias ferramentas de digitalização 3D.

"Conseguimos absorver esse conhecimento diretamente, porque essas pessoas conseguiram trazer o que tinham criado para o RE7 para o DMC5", diz Itsuno.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udm94LWNkbi5jb20vdGh1bWJvci8zLWs3Qi02M280RkVxdDlCQW82VHdrcHJOb3M9LzB4MDozODQweDIxNjAvOTIweDAvZmlsdGVyczpmb2NhbCgweDA6Mzg0MHgyMTYwKTpmb3JtYXQod2VicCk6bm9fdXBzY2FsZSgpL2Nkbi52b3gtY2RuLmNvbS91cGxvYWRzL2Nob3J1c19hc3NldC9maWxlLzE1OTkyNDkyL0RNQzVfc2NyZWVuc18wMl9wbmdfanBnY29weS5qcGc=

Não houve o mesmo tipo de relação direta com a equipe por trás do Monster Hunter World. (Os dois jogos foram desenvolvidos em prédios separados na sede da Capcom em Osaka.) Em vez disso, Itsuno diz que ele jogou muito do World e extraiu idéias dele, particularmente quando se tratava de como o jogo dava as boas-vindas aos novos jogadores.

Seu objetivo com o DMC5 era manter o teto de habilidade alto - o que significa que os jogadores veteranos ainda encontrariam muita coisa para escavar - mas diminuiria a barreira à entrada de novatos. Isso significa coisas simples, como ajustar o sistema contínuo para aliviar a frustração e ajustar as maneiras como o jogo ajuda os jogadores durante o combate.

É um ato de equilíbrio cuidadoso. Uma franquia como Devil May Cry tem uma audiência muito dedicada e, especialmente dada a longa espera entre os jogos, a Itsuno queria garantir que esses jogadores fossem atendidos. Ao mesmo tempo, ele também queria alcançar novas pessoas.

"Eu não posso dizer que na época eu sabia que estava fazendo isso corretamente", diz ele. "A abordagem que eu fiz foi muito, não tocar no teto, o teto é onde os nossos fãs vão estar, e se tocarmos eles vão ficar com raiva. Portanto, certifique-se de que esse teto esteja intacto. Mas vamos garantir que a entrada seja muito mais fácil de usar. "Ele acrescenta que, na maior parte, os fãs têm aceitado as mudanças. "Foi muito bom ouvir muitos dos nossos usuários hardcore dizerem 'Oh, nós entendemos isso'".

Quando o DMC5 ainda estava em desenvolvimento, o Itsuno foi entrevistado para um episódio do Archipel, uma série do YouTube documentando criativos japoneses em vários campos. No vídeo, ele falou sobre sua idade; Aos 47 anos de idade, ele estava percebendo que ele provavelmente só tinha mais alguns jogos para criar durante sua carreira. Ele disse que queria "bater em um home run, bater no parque" antes que tudo acabasse.

Desde então, o DMC5 foi lançado e parece ser um sucesso absoluto. O jogo é um sucesso decisivo, e na GDC na semana passada, a Itsuno anunciou que já havia vendido 2 milhões de cópias. Então eu perguntei a ele se este jogo era finalmente o grande sucesso que ele esperava.

"Eu sinto que estou talvez na segunda base ou terceira base", diz ele. "Ainda não parece um home run ainda."
Cobra
Cobra #Alucard_hel
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,