Vazamento de 3,4 milhões de e-mails e senhas afeta serviços de streaming e jogos

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Cerca de 3,4 milhões de combinações de e-mail e senha foram vazados na internet; segundo o laboratório Dfndr Lab, da PSafe, trata-se de credenciais para jogos e serviços de streaming de música e vídeo. O vazamento afeta usuários de vários países, incluindo o Brasil. É mais um lembrete para não reutilizar senhas, e para ativar a autenticação por dois fatores.

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDEvODY2LzEzMi9mdWxsL3Bhc3N3b3JkLmpwZw==

O comunicado do Dfndr Lab não revela quais são os serviços de streaming afetados. Será que é a Netflix? O Spotify? "Sobre as marcas, não temos autorização delas, então não podemos mencioná-las", explica a PSafe.

É difícil estimar quantos usuários brasileiros foram afetados pelo vazamento, porque muita gente usa endereços @gmail.com. No entanto, um trecho dos dados expostos inclui um e-mail com final @uol.com.br.

O Dfndr Lab encontrou essas informações na última sexta-feira (25) em cinco bases de dados armazenadas no Mega, sucessor do Megaupload. A PSafe oferece um serviço pago chamado "Controle de dados pessoais", que revela se suas credenciais foram vazadas na internet.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzAxL2xvZ2luc19zZW5oYXMucG5n

É possível consultar gratuitamente se seu login e senha foram expostos. Basta usar o serviço Have I Been Pwned, que inclui dados sobre 6,5 bilhões de contas. Você saberá a origem das suas credenciais (LinkedIn? Dropbox? Quora?) e poderá ser avisado por e-mail quando outro vazamento ocorrer.

O Have I Been Pwned é um projeto de Troy Hunt, pesquisador de segurança que recentemente descobriu mais de 1,1 bilhão de combinações de e-mails e senhas armazenadas no Mega.

Os vazamentos de dados se tornaram rotineiros. Por isso, você precisa se proteger: evite usar a mesma senha em serviços diferentes; ative a verificação por duas etapas sempre que possível; e considere usar um gerenciador de senhas.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque