Publisher de Metro Exodus está confiante no confronto com Crackdown e Far Cry

#Notícia Publicado por renatito91, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cucGdyZXB1YmxpYy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTkvMDEvbWV0cm8tZXhvZHVzLXdhbGxwYXBlci0xLTEuanBn

15 de fevereiro tornou-se um campo de batalha. Depois de um início de ano quieto, quatro novos lançamentos notáveis se reuniram neste único dia, todos disputando o tempo e o dinheiro dos consumidores.

Na sexta-feira, a chegada do tão esperado Crackdown 3, a surpresa da Ubisoft, Far Cry: New Dawn, o jogo de nicho, Jump Force, e o shooter pós-apocalíptico, Metro Exodus, da Deep Silver.

Destes títulos, Crackdown e Far Cry são talvez os mais formidáveis. Ambos têm o luxo de audiências estabelecidas e o poder de marketing de um detentor de plataforma e uma editora de AAA por trás deles. Além disso, para que não nos esqueçamos, o próximo sucesso de bilheteria da BioWare - o jogo de tiro cooperativo Anthem - chegará nas prateleiras na semana seguinte.

Diante de tal competição, como pode o Metro Exodus - um jogo de tiro singleplayer baseado em uma série de romances russos - espera competir?

"Vamos aguardar e ver", disse Huw Beynon, diretor de gerenciamento de marca da Deep Silver à GamesIndustry.biz. "Estamos confiantes de que o Metro tem um público que está ansioso por ele há muito tempo."

Tão confiante é a publisher que Beynon descarta a ideia de mudar para uma data diferente (e não apenas porque estamos a poucas semanas do lançamento). Exodus já viu o seu lançamento ter sido alterado duas vezes: uma vez adiado para fevereiro "para dar mais tempo ao estúdio", e mais recentemente foi antecipado em uma semana.

"Estamos muito felizes com o desempenho do jogo em termos de qualidade, por isso queremos lançá-lo", diz Beynon.

Então, onde Metro se encaixa nessa briga de três vias? Tanto o Crackdown quanto o Far Cry são franquias AAA - embora o primeiro esteja ausente há uma década -, enquanto o Metro, quando foi lançado pela primeira vez, era distintamente de nível intermediário.

Um simples olhar para as imagens ou trailers mostra que a desenvolvedora 4A Games aumentou a aposta, talvez se esforçando para obter qualidade AAA, com o Exodus. É assim que a Deep Silver está se posicionando?

"Eu não tenho muita paciência com esses rótulos", diz Beynon. "O que estamos oferecendo com este jogo é uma experiência repleta de conteúdo e cheia de histórias. Para mim, o público natural deste jogo são pessoas que gostaram de coisas como Horizon: Zero Dawn, ou algo parecido com um The Witcher - experiência madura, séria, single-player, baseada em histórias. Houve um verdadeiro renascimento desse estilo recentemente.

"Você poderia dizer que Far Cry é um concorrente, porque também é pós-apocalíptico, mas acho que é uma comparação bastante superficial. Acho que as pessoas reconhecerão que o Metro vai oferecer a eles aquele mundo rico e convincente, com narrativas profundas. Temos o benefício de trabalhar com Dmitry Glukhovsky e todo a bagagem literária que ele traz consigo. Somos um estilo de jogo muito diferente de qualquer coisa que você vê por aí".

O Exodus também tem várias vantagens sobre seus antecessores. Pra começar, foi revelado como a abertura da conferência de imprensa da E3 2017 da Microsoft, um espaço que Beynon descreve como "um grande impulso para nós". E as circunstâncias editoriais da série mudaram significativamente desde a sua estreia.

"Quando o primeiro jogo foi lançado, o Metro 2033 tinha um orçamento absolutamente minúsculo para ele dentro da THQ e expectativas muito modestas - acabou sendo um grande sucesso", explica Beynon. "Metro: Last Light foi lançado em um período difícil, quando a THQ desmoronou e entregou a IP para a Deep Silver, mas coisas realmente interessantes aconteceram desde então''.

"A remasterização do Metro Redux teve um desempenho fenomenalmente bom para nós e continua a fazê-lo muito tempo após o lançamento - na verdade, desde o anúncio do Exodus, trouxemos literalmente milhões de pessoas para a franquia. Então nos sentimos muito felizes que não apenas nós temos um público significativo e uma base de fãs que estão ansiosos por isso, mas também coisas como o espaço cedido pela Microsoft mostram pra nós o peso da campanha que a Deep Silver está colocando no jogo. Os jogos anteriores não tiveram isso, então estou confiante sobre a nossa janela de lançamento".

A grande revelação na E3 colocou o Exodus - e de fato o Metro - em destaque para muitos, mas Beynon e sua equipe foram cautelosos ao capitalizar essa onda de entusiasmo, evitando a "tentação de lançar várias coisas depois disso". Como resultado, o jogo se destacou um pouco mais quando apareceu desde então; um trailer do The Game Awards 2017, uma capa na Game Informer, outro espaço no showcase da Microsoft na E3 e oportunidades na Gamescom, EGX e muito mais.

No entanto, quando o quarto trimestre se aproximou, a Deep Silver propositadamente tirou o pé um pouco, sabendo da loucura de tentar gritar mais que os blockbusters próximos do Natal.

"Naquela época do ano, todos esses grandes títulos do quarto trimestre... as pessoas estavam ansiosas para ver Red Dead e os grandes títulos surgindo naquela época do ano", diz Beyond. "A consciência de que [Exodus] está no horizonte está lá, mas é melhor esperar que esses títulos sejam lançados e, em seguida, no Ano Novo, a área está limpa e, de repente, vimos esta enorme onda de interesse com as pessoas estando ansiosas para o que vem a seguir".

O Metro Exodus "apareceu com destaque" nos vários jogos da mídia de 2019, e neste mês a Deep Silver se comprometeu com uma semana de grandes revelações diárias. Eles variavam entre novidades destinadas a públicos mais amplos, como o trailer da história, a anúncios agradáveis aos fãs, como a adição do modo foto e a edição especial de Artyom (tão especiais que apenas dez foram criadas).

"Nós atiramos com todas as armas no começo do ano, em vez de tentar desperdiçar muita munição com outros títulos que estão nas lojas e disponíveis para compra", diz Beynon.

Mesmo assim, não há como escapar do quão lotado 15 de fevereiro está. Não importa quanto interesse um jogo possa acumular, os consumidores provavelmente só comprarão um, talvez dois títulos naquele dia. O resto será relegado a "Eu compro mais tarde" ou "Quando estiver em promoção" que todos nós temos em mente - e Beynon acredita que sua equipe está fazendo tudo o que pode para poupar Exodus desse destino.

"Eu não posso mandar na mente do consumidor, eles têm que escolher o que eles acham que é o jogo obrigatório", ele admite. "Tudo o que podemos fazer é o melhor jogo que pudermos, e fazer o melhor para dar a exposição que ele merece.

Ele acrescenta: "Não posso entrar em detalhes em termos de expectativas comerciais, mas ficaria extremamente surpreso se não tivesse um desempenho melhor do que os anteriores".

Enquanto Beynon evita discutir alvos comerciais, você pode apostar que há pessoas na Deep Silver que estão esperando por grandes feitos do Metro Exodus. A editora viu algumas decepções notáveis nos últimos anos com Agents of Mayhem e Homefront: The Revolution, embora a empresa tenha sido impulsionada pela aquisição da THQ Nordic.

É claro que a Deep Silver continua a trabalhar um pouco distanciada de seu novo parente, então você seria perdoado por supor que há pressão sobre o Metro para ser um sucesso como o próximo grande lançamento da editora - embora Beynon rejeite isso.

"Temos nossas próprias expectativas para o Metro e analisamos esses termos", diz ele. "Acho que esse título tem um enorme potencial. Do começo ao fim, fizemos o máximo para dar a exposição e a promoção que eu acho que merecem. Vamos ter que esperar para ver o lançamento".
Renatito
Renatito #renatito91
, Recife
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,