Fortnite: Jogadores que jogam a 30fps causam menos dano por segundo

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDEvODM4Lzg5NS9mdWxsL0ZvcnRuaXRlLmpwZw==

Não é apenas azar da tua parte. Jogar Fortnite a 30 frames por segundo - no Nintendo Switch ou num PC com menos potência, te coloca genuinamente numa desvantagem competitiva. Parece que existe um bug no código atual da Epic que causa uma taxa de fogo mais lenta em 30fps quando comparado com gameplay a 60fps ou mais. Por outras palavras, jogadores que jogam a 30fps causam menos dano por segundo quando comparados com aqueles que jogam a 60fps.

Um grupo no Reddit dá destaque ao tópico. Parece tratar-se de um problema do Unreal Engine 4, a tecnologia que está por trás de Fortnite, e pode afetar o gameplay de forma significativa neste momento. Baseando-me no patch V.7.20 (CL 4727874), posso confirmar que afeta tanto utilizadores do PC como do Switch, sendo que testei o jogo em várias máquinas. Isto é realmente preocupante já que a portátil do Nintendo não tem a opção para jogar Fortnite acima dos 30fps.

Contatamos a Epic para comentar a situação e parece que o estúdio já está a trabalhar na correção. "Estamos cientes deste problema e estamos a investigar uma correcção", afirmou um porta-voz da produtora. "Iremos atualizar os jogadores assim que obtivermos mais informações."

Mas qual a razão para isto? Tive de usar a lupa do Digital Foundry para conseguir colocar alguns números na problemática. Para ver um exemplo do problema, verifica o vídeo no tweet acima. Tenho um PC (equipado com uma Nvidia Titan original) nas definições mais baixas de maneira a poder bloquear as taxas de fotogramas, incluindo 300fps, 60fps e 30 fps. Usando o modo Playground para ter alguma privacidade, coloquei 6 placas de metal em linha e, com uma assault rifle básica, disparei continuadamente até que a última parede lá atrás se partisse.

Qual o resultado? Com 30fps, existe realmente lag. Parti a parede final em 27.52 segundos, um resultado superior quando comparado com os 26.08 segundos quando joguei a 60fps. É uma diferença de 1.55 segundos ou, colocando doutra forma, uma vantagem na velocidade geral de 5.24% para quem joga a 60fps. Um segundo teste aumentou ainda mais estes valores - uma percentagem de 6.45 - que indica que resultados entre testes variam. Apesar de tudo, o jogador casual não irá notar isto automaticamente mas, para um jogador profissional, trata-se de uma vantagem significativa e que pode ser repetida.

Por curiosidade, fiz também um teste a 300fps. O resultado foi de 26.06 segundos mas, baseando-me nos meus testes, mal existe qualquer diferença com o jogo a 60fps - apenas uma margem de erro. No que diz respeito à taxa de de disparo, as duas são praticamente idênticas. Mesmo assim, de acordo com o grupo no Reddit, outras armas podem potencialmente mostrar resultados diferentes com taxas de fotogramas acima dos 60fps. Para a nossa assault rifle, pelo menos, as notícias são boas para quem joga a 60fps no Playstation 4 e Xbox One. Infelizmente, não existe alternativa para a Switch, fixada nos 30 fps e que é claramente afectada por este problema.

aHJncDFKUTNYeDQ=

Existe alguma lógica para esta situação. A teoria mais vincada revela que a taxa de disparo de uma arma está interligada à forma como os fotogramas são transmitidos pelo PC e consoles. Desta forma, cada bala é sincronizada com um novo frame quando é disparada. Contudo, em casos onde a taxa de disparo é muito alta - como uma rifle automática - uma máquina a 30fps irá atrasar o lançamento de uma bala por um milissegundo para sincronizar. É um atraso muito pequeno mas esses milissegundos vão-se acumulando à medida que disparas todas as balas do cartucho, criando uma diferença maior.

Isto significa que num encontro 1v1 entre um jogador a 30fps e outro a 60fps, em teoria, este último está em vantagem. Se, por acaso, ambos possuírem a mesma arma, um jogador a 60fps consegue causar dano mais depressa durante um período extenso de tempo. Este problema já esteve também presente em PlayerUnknown's Battlegrounds - outro battle royale construído no Unreal Engine 4 - com longos relatórios que revelam um spray de balas mais lento e menos afetadas por recoil com framerates inferiores. É um assunto familiar que parece estar ligado ao próprio motor do jogo.

Com sorte, este bug poderá receber um patch num futuro próximo e iremos atualizar-te quando isso acontecer. Por enquanto, se está a pensar usar a versão Switch para competições sérias, é melhor mesmo tentar outra opção.

Catos
Catos
, Goiânia
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.