Fortnite está sendo usado para lavar dinheiro do crime organizado

#Notícia Publicado por MauricioCreed, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubW9zLmNtcy5mdXR1cmVjZG4ubmV0L2ZkV0NRY2E0QnBwVEZXeVh4V3lRSGktNjUwLTgwLmpwZw==

Criminosos estão usando o jogo Fortnite para lavar dinheiro com o auxilio não consciente de crianças ao redor do mundo. Uma ampla reportagem do jornal The Independent mostrou os meandros de uma investigação sobre lavagem de dinheiro no popular jogo da Epic Games.

Fortnite é um jogo gratuito, mas parte dos jogadores compra moedas digitais (chamadas de V-Bucks) pra adquirir roupas, armas e itens customizáveis dentro do game. O esquema de lavagem funciona com cartões de crédito clonados que são usados para comprar V-Bucks e revender as moedas com desconto. Assim, os criminosos usam cartões roubados para conseguir dinheiro "limpo" através de Fortnite.

A reportagem mostra que existem dois pontos de ação de lavagem. Um amplamente divulgado ao público com menos dinheiro sendo lavado, mas muitas propagandas no Instagram e Twitter. O outro ponto de comercialização funciona na deep-web, com quantidades muito maiores de dinheiro sendo girados através de bitcoins.

A investigação conseguiu rastrear ações de crime organizado virtual na China, Rússia, Espanha, Arábia Saudita e Estados Unidos.

Alguns dos vendedores que lavam dinheiro com V-Bucks criam uma narrativa para enganar as pessoas no anúncio. O jornal rastreou vendedores que anunciavam o desconto como uma forma de caridade: "Eu sou rico e está na hora de devolver isso para a deep web com um grande desconto", anunciava a descrição do produto.

Como as ações de lavagem são decentralizadas e passam pela comercialização com moedas criptografas (como o bitcoin), é difícil saber a quantidade de dinheiro e de pessoas dentro desse esquema.

A Epic Games ainda não se pronunciou sobre uma possível investigação do caso.

Maurício Wesley
Maurício Wesley #MauricioCreed
, Brasilia-DF
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,