Deputados querem implementar tecnologia de reconhecimento facial em locais públicos

#Notícia Publicado por MauricioCreed, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9qb3ZlbW5lcmQuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzAxL2NhbWVyYS12aWdpbGFuY2lhLTc2MHg0MjguanBn

Deputados e senadores federais da bancada do PSL, o Partido Social Liberal, vão apresentar, em fevereiro, um PL (Projeto de Lei) que prevê a implementação de tecnologia de reconhecimento facial em locais públicos, como uma forma de auxiliar forças de segurança pública na captura de suspeitos ou criminosos foragidos.

Caso o projeto seja aprovado, a tecnologia começaria a ser implementada nas principais capitais do Brasil, a começar pelo Rio de Janeiro. O sistema é composto de uma série de câmeras especiais que, aliado a um banco de dados, podem reconhecer os transeuntes de um local de grande movimentação. O custo estimado não foi divulgado por enquanto.

O projeto, que será apresentado pelo deputado Felício Laterça, tem o apoio de 20 parlamentares do PSL. Ele, ao lado de 12 deputados, partiram nessa terça-feira (15) para a China, visando uma negociação para a possível compra da tecnologia. "Os chineses estão muito à nossa frente na questão da segurança pública, e como representante do estado do Rio de Janeiro essa tecnologia toda muito me interessa", Laterça disse ao UOL.

Atualmente, a China tem cerca de 170 milhões de câmeras desse tipo instaladas em vias públicas. Conforme apontou o UOL, em 2017, um repórter da BBC decidiu testar o sistema no metrô de Pequim e foi abordado pela polícia local sete minutos depois. As autoridades chinesas afirmam que o sistema não só ajuda na solução de crimes, mas também é uma ferramenta necessária para impedir que eles aconteçam.

Apesar de ser apoiado por uma parcela razoável da população chinesa, que se sente mais segura, o sistema também tem muitos críticos, que apontam que as câmeras são uma forma de vigilância social constante e uma violação da privacidade dos indivíduos.

Renato Opice Blum, advogado especialista em direito digital, conversou com o UOL e apontou que a adoção de tecnologias de reconhecimento facial na segurança pública são inevitáveis, e que o essencial é encontrar uma forma segura de se administrar os dados dos cidadãos. Segundo a reportagem, a Lei de Proteção de Dados, aprovada no governo de Michel Temer, é adequada na preservação da privacidade dos indivíduos em um cenário onde a lei foi aprovada.

Caso o PL seja aprovado na Câmara dos Deputados, ele é encaminhado ao Senado e, posteriormente, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Maurício Wesley
Maurício Wesley #MauricioCreed
, Brasilia-DF
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque