Facebook admite que dados de 6.8 milhões usuários foram expostos

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzAzL2ZhY2Vib29rLWRhdGEtc2NhbmRhbC5qcGc=

O Facebook revelou outra falha de segurança que afeta milhares de seus usuários - algo que já virou rotina para a gigante das mídias sociais. A empresa disse que um bug permitiu que desenvolvedores third party visualizassem fotos dos usuários do Facebook que subiram certas imagens, mas optarão por não posta-las. Esse "bug" afetou algo próximo de 6.8 milhões de usuários da rede social.

"Nossa equipe internacional descobriu um bug no API de photo que afeta pessoas que fazem Login via Facebook e concede a permissão as esses aplicativos third party acessarem as suas fotos," disseram escritores da empresa. "Quando alguém concede a permissão para um app acessar suas fotos no Facebook, ele normal só dá acesso as fotos de pessoas em sua timeline. Neste caso, o bug potencialmente dá esses desenvolvedores o poder de acessar outras fotos, com aquelas compartilhadas no Marketplace ou Stories."

O bug também afeta as fotos que as pessoas subiram para o Facebook, mas optarão por não posta-las. Por exemplo, se alguém faz o upload de uma foto para o Facebook, mas acaba não postando á - talvez porque eles tenham perdido a atenção ou entrado em uma reunião. Armazenamos uma cópia dessa foto para que a pessoa a tenha quando voltar ao aplicativo para concluir a postagem.

A companhia disse acreditar que "atualmente" até 6.8 milhões de usuários e cerca de 1500 apps construídos por 876 desenvolvedores foram potencialmente afetados. "Os únicos aplicativos afetados por esse bug foram aqueles que o Facebook aprovou para acessar a API de fotos e que os indivíduos tenham autorização o acesso as suas fotos", acrescenta o Facebook, como se pudesse legitimar essa violação de privacidade extremamente grave.

O bug pode ter dado aos desenvolvedores acesso às suas fotos nunca compartilhadas, mas por que o Facebook está armazenando essas imagens em primeiro lugar?

Esse problema não só levanta preocupações de o por quê, o Facebook continua a dar acesso a dados mais amplo aos desenvolvedores, mas também destaca que a gigante das redes sociais acumulará o máximo de dados possível, e na maioria das vezes, sem o conhecimento dos consumidores.

Conforme compartilhada no trecho acima, a empresa está dizendo que as imagens afetadas são aquelas que o usuário decidiu não compartilhar após fazer o upload ou perda da atenção durante o processo. O fato de que a empresa ainda armazenar essas fotos não é nada menos do que uma invasão de privacidade.

O Facebook diz que descobriu o bug no dia 25 de setembro e que ficou ativo por 12 dias. No entanto, a empresa, mais uma vez optou por não divulgá-lo, uma vez que no mesmo dia, outro desastre de privacidade do Facebook foi relatado que afetou 30 milhões de usuários. Como o TechCrunch relata, a empresa pode tomar multas da GDPR por não divulgá-lo dentro de 72 horas. Mas, a multa de alguns milhões de libras pode não parecer muito um pesado para uma empresa que continua a ser um monopólio no espaço das redes sociais.

Quanto à resposta atrasada em si, o Facebook simplesmente pediu desculpas - mais uma vez. A empresa informou que notificará as pessoas que foram afetadas por um alerta.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzEyL2ZhY2Vib29rLWRpc2FzdGVyLmpwZw==

Nightcrowley
Nightcrowley
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.