RUMOR - Nova patente indica que Sony planeja integrar tecnologia V-Sync ao PS5
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Uma nova patente foi registrada pela Sony, e aparentemente o hardware V-Sync estará presente em seu próximo console - a PS5.
A patente foi preenchida em maio, e há alguns dias foi aprovada e registrada sobre o domínio da Sony Interactive Entertainment LLC, empresa controladora da Playstation.
A patente intitulada de "COMPENSAÇÃO DE TAXA DE QUADRO DE VÍDEO ATRAVÉS DO AJUSTE DE VAZAMENTO VERTICAL" é bem detalhada, por isso vamos cobrir as partes mais suculentas. Em uma inspeção mais próxima, as descrições apresentadas sugerem fortemente que a Sony esteja incorporando um hardware baseado no V-Sync ao PS5.
Para aqueles que nunca ouviram falar do termo V-Sync, ele basicamente elimina o screen tearing e faz os games aparecerem "mais suaves". O termo é o diminutivo Vertical Synchronization (Sincronização vertical em português) e os PC Gamers devem está familiarizados, já que ele é ativado através da configurações gráficas. Resumindo, a definição ajuda a sincronizar os frames do jogo com o monitor ou a taxa de atualização de tela, como se você estivesse jogando a 60FPS em uma tela de 60Hz, o V-Sync ajudasse a sincronizar essas frequências para que nunca ultrapasse os 60FPS.
No que diz a respeito aos consoles, os desenvolvedores tem preferido limitar a taxa de quadros do jogo, infelizmente não podemos dizer o mesmo de Uncharted 3, Overwatch, Ryse: Son of Rome são alguns exemplos notórios de jogos que causam screen tearing.
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Uma das principais razões pelas quais os consoles ainda não implementaram corretamente o V-Sync é que o processo é muito desgastante para a GPU. A Sony pode ter alguma carta na manga se estar tão confiante para implementá-la na Playstation 5. Alguns jogos de consoles como o Street Fighter V suportam o V-Sync, mas é um software em que o quadro de saída é armazenado em buffer até que o monitor esteja pronto para aceitar isso.
O que esta nova técnica mencionada na patente faz é que ela preenche quadros perdidos com uma técnica chamada "vertical blanking", então sempre que o jogo tem uma uma queda de frames, a tecnologia entra em ação preenchendo os quadros perdidos.
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A Sony parece estar implementando uma técnica de "vertical blanking" para compensar as flutuações da taxa de quadros conforme indicado abaixo:
Isso permitirá que "cada imagem atualizada na tela da tela corresponda perfeitamente aos quadros de origem gerados pela GPU":
Depois de ler a patente, parece que a técnica é uma combinação de hardware e software para ajudar a filtrar o screen tearing e suavizar as quedas na frames. E faz sentido, já que a Sony decidiu patenteá-lo e tudo.
PlayStation 5 da Sony, deve ser revelado no ano que vem, talvez durante o Playstation Meeting, em fevereiro, já que a PSX 2018 foi confirmado que não acontecerá este ano.
Os desenvolvedores já fizeram a sua lista de desejos para a Playstation 5 e Xbox Scarlett, alegando que eles querem mais memória e armazenamento.
A Sony também está supostamente trabalhando em "atualizar" a Playstation Network a tempo para o lançamento do PS5.
O que você acha dessa patente? Poderia ser realmente V-Sync ser implementado nos consoles? Deixe-nos saber na seção de comentários.