Quebrar DRM em jogos não é mais algo ilegal

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cucGNnYW1lc24uY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy9sZWdhY3kvbmFyYmFzaF9wYXJhZ29uLmpwZw==

O Congresso Americano decretou que agora é legal contornar os Digital Rights Management (DRM) dos softwares em certas circunstâncias. Em uma nova lei de copyright publicada hoje pelo Librarian of Congress, clientes poderão trabalhar com software DRM sob o "direito de reparar".

Principalmente, relacionada a eletrônica. Agora, será legal, por exemplo, contornar o firmware que impedia que vendedores não autorizados de concertar seu telefone ou laptop. Foi dito que o movimento encontrou um apoio especial dos agricultores norte-americanos, que precisam contornar o firmware de seus equipamentos agrícolas para consertá-lo, mas também é um bom presságio para os consumidores.

Isso torna muito mais fácil reparar o seu celular ou computador, o que é bom, mas se você é fã de videogames antigos, há notícias melhores ainda. A página 59 do PDF (via Reddit) publicada hoje afirma que as novas regras se aplicam a "videogames na forma de programas de computador incorporados em formatos físicos ou baixados que foram legalmente adquiridos como jogos completos, quando o proprietário dos direitos autorais ou seu representante autorizado deixou de fornecer acesso a um servidor de computador externo necessário para facilitar um processo de autenticação para permitir a jogabilidade.

Traduzindo em termos legais, a decisão declara que os arquivista terão permissão para modificar jogos que tenham sido legalmente comprados ou baixados, cujos desenvolvedores ou donos de direitos autorais tenham desligado servidores. Essencialmente, desde que ele esteja rodando apenas de uma maquina pessoal, local ou conservada (ou seja, em um museu de videogame) e com tanto que ninguém ganhe dinheiro com isso, os jogos podem ser reativados mesmo depois de terem sido desligados desenvolvedores.

Para o hardware em particular, não há garantias de que você poderá fazer essas correções. Agora, você está legalmente autorizado a contornar o firmware, mas não há nada que impeça os fabricantes de tornar isso muito difícil de fazer. Para o software, isso é muito melhor, por isso será interessante ver o que a comunidade será capaz de reavivar após essas modificações.

Nightcrowley
Nightcrowley
Publicações em Destaque