.

Microsoft disponibilizará códigos de 60 mil patentes para ajudar o Linux

Enviado por Cristianogremista, , 963 visualizações, 0 comentários
A Microsoft anunciou nesta quarta (10) que está ingressando na Open Invention Network (OIN), um grupo criado para proteger o Linux de processos por violação de patentes.


[img]hide:aHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDEvNjY0LzUwNC9vcmlnaW5hbC9taWNyb3NvZnQtbGludXgtNzAweDM5NC5qcGc=[/img]

Fundada em 2005, a OIN oferece licenças de uso em Linux para cerca de 2.400 empresas, que variam entre desenvolvedores individuais até grandes corporações como a Google e a IBM. Com a entrada da Microsoft na rede, isso significa que mais de 60 mil patentes possuídas pela empresa serão disponibilizadas como código aberto e poderão ser utilizadas pelos membros integrantes da OIN sem a necessidade do pagamento de direitos autorais.

Claro, há exceções sobre as patentes que a Microsoft irá disponibilizar - especificamente, a empresa não deixará abertos os códigos para seu sistema operacional Windows, por motivos óbvios. Mas, de resto, todas as outras patentes de aplicativos e programas ficarão disponíveis para membros da OIN, o que é ótimo para o grupo e mostra uma preocupação relativamente nova da Microsoft para com a questão do software livre.
Cristianogremista
Enviado por Cristianogremista
Membro desde
25 anos, Santa Rosa-RS
label