.

MediaTek revela chip Helio P70, focado em melhor desempenho na IA

Enviado por Cristianogremista, , 387 visualizações, 0 comentários
O SoC P60 da MediaTek, focado em inteligência artificial, acaba de ganhar um sucessor: o Helio P70, anunciado nesta quarta-feira (24). O chipset promete um aumento de 10% a 30% no desempenho da IA em suas tarefas e uma melhoria de 13% na execução de tarefas gerais em comparação com seu antecessor - tudo por conta de uma GPU Arm Mali-G72 MP3, que opera a até 900 MHz de clock.

Clique para ver a imagem em tamanho original

O novo chipset também traz um upgrade do sistema de imagem, bem como melhorias no desempenho de games e funcionalidades de conectividade avançadas. O Helio P70 deverá ser voltado aos chamados smartpones "New Premium", dispositivos completos em questão de recursos, mas oferecidos a preços acessíveis.

O Helio P70 foi desenvolvido com tecnologia de produção de 12nm FinFEt e exibe uma APU multi-core que opera a até 525 MHz. Isso significa que ele oferece processamento rápido e eficiente nas tarefas de inteligência artificial. Há ainda quatro processadores Arm Cortex-A73 de 2,1 GHz e quatro chips Arm Cortex-A53 de 2,0 GHz, bem como uma configuração octa-core big.LITTLE. Completando sua estrutura está a nova GPU, que oferece uma melhoria de performance de 13%, quando comparada à versão anterior, o P60.

"Com um engine aprimorado de Inteligência Artificial, que trabalha perfeitamente com a CPU e a GPU, o Helio P70 entrega uma performance muito melhor para aplicações de inteligência artificial, ao mesmo tempo que é altamente eficiente no controle do consumo", destaca TL Lee, gerente geral da unidade de negócios de comunicação sem fio da MediaTek. "O lançamento do Helio P70 reforça o compromisso da empresa em oferecer suporte aos smartphones, com recursos high-end e tecnologia avançada para o mercado de volume", completa.

O sistema de inteligência artificial presente no Helio P70 foi aprimorado em até 30% se comparado com o P60. Na prática, isso significa que o chipset poderá suportar aplicações de IA mais complexas, como reconhecimento humano em tempo real, bem como encoding de vídeo com base em IA também, o que melhorará a qualidade nas chamadas de vídeo em apps como Skype, Facebook e transmissões ao vivo pelo YouTube, mesmo quando a conexão for limitada.

Além disso, há um variado ecossistema de hardware e software na plataforma NeuroPilot do Helio P70, que atua como suporte à IA do chipset, oferecendo frameworks populares e ofertas personalizadas. Há também suporte a até 8GB de RAM LPDDR4X (1.800MHz) e o armazenamento UFS 2.1 ou eMMC 5.1 também podem ser usados.

Clique para ver a imagem em tamanho original

A GPU do Helio P70 também oferece uma experiência melhor nos games, otimizando o atraso na taxa de frames por segundo e aprimorando a latência de controles por toque na tela, além de exibir gráficos fluidos e suaves. O chipset também suporta inúmeros recursos de foto e vídeo, como realidade virtual, embelezamento, detecção facial com até 90% de precisão e suporte a câmera única de 32MP ou dupla de 24+16MP, com ISPs que reduzem o consumo de bateria em até 18%.

Por fim, vale mencionar que o Helio P70 também vem com um modem 4G LTE e pode chegar a até 300MBit/s por download; além de suporte Dual SIM em chamadas de alta qualidade com antena inteligente. Dentre suas outras funcionalidades, o chipset também possui um recurso de gerenciamento térmico e de energia, que promete reduzir em até 35% o consumo de bateria, bem como reduzir a temperatura em até 4,5 graus.
Cristianogremista
Enviado por Cristianogremista
Membro desde
25 anos, Santa Rosa-RS
label