Estúdio da Rockstar altera política de horas extras mandatórias

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDEvNjMyLzM3NC9vcmlnaW5hbC8xLmpwZw==

De acordo com uma reportagem do site Kotaku, o estúdio Rockstar Lincoln, que seria um dos mais afetado pelo crunch e horas extras, alterou sua política para definir este tempo adicional como voluntário, e não mandatório, aos funcionários.

Fontes do site indicam que a decisão veio após uma reunião, e de uma semana repleta de discussões públicas envolvendo a carga de trabalho do estúdio, que tem sido responsável pelos testes de controle de qualidade de Red Dead Redemption 2.

Um funcionário da Rockstar publicou uma mensagem relatando as decisões envolvendo as horas de trabalho.

"Nós tivemos uma grande reunião hoje onde foi anunciado que toda hora extra a partir de agora será totalmente opcional, então se quisermos trabalhar mais horas e ganhar mais dinheiro (e se fazer parecer bem para progredir), então podemos fazer isso, mas não há mais uma regra nos forçando a fazer isso", diz a mensagem.

"Isso é incrível para a gente aqui em Lincoln, já que muitos de nós não podemos ter fins de semana completos sem pagar por isso há um bom tempo, e é um passo gigante para fazer o crunch se tornar menos um inferno de se lidar."

Em conversa com o Kotaku, a chefe de distribuição da Rockstar, Jenn Kolbe, disse que as horas extras nunca foram obrigatórias.

"Por meio de conversas que estivemos fazendo, ficou claro para nós que as horas extras pedidas pareciam uma obrigação para alguns, senão muitos, da equipe", declarou. "Portanto falamos com eles para deixar claro que as horas extras não são mandatórias."

O usuário do reddit, porém, escreveu: "Estas horas extras NÃO são opcionais, são esperados de nós. Se não formos capazes de trabalhar mais em um certo dia sem um bom motivo, você tem que compensar em outro dia. Isto em geral quer dizer que se você quiser um fim de semana inteiro de folga você teria que trabalhar um fim de semana duplo para isso."

Na última semana, a Rockstar tem sido criticada por fãs, mídia e outros desenvolvedores por sua carga horária, após o cofundador Dan Houser dizer que funcionários trabalhavam ciclos de 100 horas em muitas semanas.

Mesmo após Houser esclarecer que este número se relacionava mais à equipe de roteiristas (incluindo ele próprio), ex-empregados do estúdio relataram condições de trabalho abusivos.

Após o aval da Rockstar, funcionários atuais da empresa chegaram a defender suas experiências de trabalho por meio de redes sociais.

Red Dead Redemption 2 sai em 26 de outubro para PS4 e Xbox One.

Catos
Catos
, Goiânia
Publicações em Destaque