Autor de The Witcher pede equivalente a R$ 65 milhões para CD Projekt RED

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ub21lLmx0L28xTU1mS1VRc1ZqUHgzMF9JdExfZG5aeDhRVT0vOTcweDM2MC9zbWFydC91cGxvYWRzL2NvbnRldWRvL2ZvdG9zL3RoZS13aXRjaGVyX2xmY3hXVWMuanBn

O autor polonês Andrzej Sapkowski, responsável pela criação da série The Witcher, está pedindo 60 milhões de zlotys poloneses (equivalente a cerca de R$ 65 milhões) em "royalties adicionais" para a CD Projekt RED, que adaptou a franquia para o mundo dos games.

No pedido, divulgado pela própria produtora de games, a equipe legal de Sapkowski alega que o contrato original entre os dois referia-se apenas ao primeiro jogo da série, e que "portanto a distribuição de todos os outros jogos, incluindo suas expansões, adicionais etc é, simplesmente falando, ilegal."

"Estamos totalmente cientes pelo fato de que a alegação do autor expressa aqui não é um pedido típico, e que a ordem de pagamento de dezenas de milhões de zlotys poloneses não é uma ocorrência diária. Ainda assim gostaríamos de assegurar-los que o caso está sendo preparado há algum tempo, e que o Autor está totalmente a par dos cenários que poderão ocorrer dependendo de suas ações. Ainda mais importante, tanto nós quanto o Autor estamos determinados e preparados para ver esta questão chegar a uma conclusão de sucesso total."

Em resposta, a CD Projekt RED rejeitou o pedido de Sapkowski e seus advogados.

"Na opinião da Companhia as exigências expressas no pedido não tem base em relação a seu mérito assim como sua quantidade estipulada", diz o comunicado da empresa. "A Companhia adquiriu legalmente e legitimamente o copyright do trabalho do Sr. Andrzej Sapkowski, no sentido necessário para seu uso em jogos desenvolvidos pela Companhia."
"É a vontade da Companhia de manter um bom relacionamento com autores dos trabalhos que inspiraram as próprias criações da CD Projekt RED. Em consequência, a Diretoria fará um grande esforço para garantir uma resolução amigável a este conflito; porém, qualquer resolução deve ser respeitosa a intenções expressas previamente pelas duas partes, assim como contratos vigentes."

No passado, Sapkowski lamentou não ter fechado um acordo com uma porcentagem dos lucros dos jogos, especialmente após o sucesso mundial de The Witcher 3: Wild Hunt.

"Eu disse: 'Não, não vai haver nenhum lucro - me dê todo meu dinheiro agora! Tudo.'", relembrou em entrevista ao site Eurogamer. "Foi estúpido. Eu fui estúpido o suficiente para deixar tudo nas mãos deles porque não acreditei no seu sucesso. Mas quem poderia prever este sucesso? Eu não."

Os contos e livros de Sapkowski serão adaptados no seriado da Netlix de The Witcher, que será estrelado pelo ator Henry Cavill (Homem de Aço, Liga da Justiça).

A CD Projekt, por sua vez, lançará um novo jogo baseado na série ainda este ano, Thronebreaker: The Witcher Tales.

Catos
Catos
, Goiânia
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque