Shadow of the Tomb Raider roda a 2016p no Xbox One X e 1872p no PS4 Pro
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Shadow of the Tomb Raider chega em algumas horas às lojas e o Digital Foundry teve a oportunidade de jogar a nova aventura de Lara Croft para descobrir como se encontra a sua tecnologia.
Agora nas mãos da Eidos Montreal, responsável pela série que até agora foi gerida pela Crystal Dynamics, Shadow of the Tomb Raider representa uma aposta no mesmo estilo e mecânicas que viram em Tomb Raider e Rise of the Tomb Raider.
A Eidos Montreal implementou diversas melhorias na tecnologia de Shadow of the Tomb Raider e segundo o Digital Foundry, existem preços a pagar para obter algumas dessas melhorias.
Sobre as versões mais poderosas de cada console, o Digital Foundry investigou os dois modos de jogo presentes em Shadow of the Tomb Raider, descobrindo que as suas resoluções também estão inferiores às de Rise.
Além da resolução, o Digital Foundry destaca o uso de texturas 4K de maior qualidade no Xbox One X e PlayStation 4 Pro, o que significa que estes consoles conseguem apresentar texturas com uma qualidade ligeiramente superior.
Sobre a performance, o Digital Foundry descobriu que entre os dois consoles base, o PlayStation 4 fica mais perto dos 30fps, mas existem quedas. A Xbox One "apresenta quedas mais acentuadas na performance, acompanhadas por screen-tearing, ausente no PS4."
Nos consoles mais poderosos, o PS4 Pro apresenta quedas dos 60fps em cenas exigentes, quando joga no modo de alto rácio de fotogramas, enquanto o Xbox One X conseguem manter-se mais firme nos 1080p60 quando escolhe este modo. Existem na mesma quedas, acompanhadas de screen-tearing, mas o modo funciona muito bem para quem preferir correr a 60fps.
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O modo alta resolução mostra uma performance altamente sólida no PlayStation 4 Pro, que se aguenta a 30fps em quase todas as cenas. O Xbox One X consegue os 30fps na maioria do tempo, mas existem algumas quedas ocasionais com tearing.