Medalha Fields uma espécie de "Nobel da Matemática" é roubada minutos após cerimonia de premiação no Rio

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9KbE9xUDk2LmpwZw==

Caucher Birkar, foi um dos quatro vencedores do prêmio Fields, que é visto como o equivalente ao prêmio "Nobel da Matemática", teve sua medalha Fields, furtada poucos minutos após cerimonia de premiação realizada no Rio de Janeiro, disseram os organizadores.

O evento que acontece uma vez a cada quatro anos, acabou escolhendo o Rio como primeira cidade da América-Latina a receber o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM).

Segundo um site de noticias brasileiro, ele deixou sua medalha próxima a sua carteira e celular em uma pasta sobre uma mesa do centro de convenção onde estava acontecendo o evento. Ele chegou a alertar a equipe de segurança que havia notado o sumiço de sua pasta que viera a ser encontrada mais tarde, porém sua carteira e medalha não estavam mais lá.

Os organizadores do evento confirmaram que a medalha havia desaparecido e disseram que iriam dar detalhes do incidente mais tarde. A polícia do Rio disse apenas que eles estavam tentando levantar mais informações sobre o ocorrido.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2hlZi5iYmNpLmNvLnVrL25ld3MvNjI0L2Nwc3Byb2RwYi83Rjg4L3Byb2R1Y3Rpb24vXzEwMjc4NDYyM19tZWRpYWl0ZW0xMDI3ODQ2MjIuanBn

A medalha em ouro 14 quilates tem cunhada em uma das faces a imagem de Arquimedes e mede aproximadamente 2,5 polegadas (6,35 centímetros) de diâmetro.

Cada vencedor recebe uma quantia de 15,000 dólares canadense em prêmio.

Via: BBC

Nightcrowley
Nightcrowley
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque