Jogo na Steam apresenta uma surpresa especial para quem piratar o jogo

#Notícia Publicado por meganinja, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGVhbWNkbi1hLmFrYW1haWhkLm5ldC9zdGVhbS9hcHBzLzc2MjY1MC9oZWFkZXIuanBnP3Q9MTUzMjEwNDk0Mg==

Os videogames implantaram várias técnicas ao longo dos anos para deter os piratas, como os famosos easter eggs de vilões invencíveis por exemplo. Porém a Evil Bite, composta por pequena equipe de desenvolvedores por trás do jogo de construção de cidades 'Depraved', foi mais além, eles criaram uma verão pirata bomba-relógio que lentamente enche os depósitos do jogo com chapéus de pirata deixando-los inúteis.

Desde que o software de computador existiu de forma comercial, os piratas têm se esforçado para colher os benefícios sem entregar dinheiro.

Isso é particularmente verdade para videogames que foram copiados entusiasticamente por várias décadas, independentemente de terem sido disponibilizados em fitas, disquetes, CDs, DVDs ou downloads digitais.

Parar os piratas não é tarefa fácil, embora isso não impeça as empresas de tentar. Denuvo é talvez o sistema mais reconhecível e um dos mais diabólicos. No entanto, existem outras maneiras de parar os piratas em suas trilhas sem prejudicar completamente sua base de clientes.

No começo da semana, o Torrent Freak recebeu uma messagem sobre um torrent no The Pirate Bay. Ele liga para o jogo construtor de cidades 'Depraved', que está disponível normalmente na Steam. Curiosamente, o principal comentário sobre o torrent indica que o jogo pode não funcionar como pretendido.

IMAGEaHR0cHM6Ly90b3JyZW50ZnJlYWsuY29tL2ltYWdlcy9kZXByYXZlZC10cGItZTE1MzMxMTExMDYyMDUucG5n

"Esta cópia contém um programa especial anti-copia, por meio no qual, após a construção de um depósito, ele começará a se encher lentamente de chapéus piratas que são inamovíveis, tornando o depósito lentamente inútil"

Depraved é criado pela equipe de desenvolvimento alemã Evil Bite, fundada em 2015 e composta por apenas dois indivíduos, Danilo e David Tondl.

Falando com o TorrentFreak, a Evil Bite confirma que a proteção de "chapéu pirata" existe de fato.

"A proteção dos chapéus dos piratas é real. É uma proteção realmente barata, mas o que posso dizer funciona ", diz Danilo.

"Queríamos dar ao jogador uma espécie de demonstração. Assim, o jogo funciona um pouco até que os chapéus de pirata começam a aparecer com uma boa mensagem: "Por favor, apoiem nossa equipe de desenvolvimento, só temos 2 homens".

Apesar de descrever a proteção como "barata", Danilo não quer revelar muito sobre como funciona. No entanto, a idéia não era para parar completamente os piratas, mas para deixá-los chegar a um ponto onde eles pelo menos teve a oportunidade de testar o jogo, esperando que pudessem fazer uma compra genuína depois. Isso também envolvia enganar aqueles que removiam a proteção dos jogos.

"A proteção espera escondida e bloqueia ou informa o jogador mais tarde no jogo. Dessa forma, o cracker pensa: "ok, está funcionando" e passa para o próximo título. Acho que nenhum cracker tem tempo para jogar algumas horas para testar se há alguma outra proteção ", revela ele.

A prática de usar proteção contra cópia para converter potenciais piratas é provavelmente o único tipo de DRM que não é universalmente ridicularizado por jogadores legítimos e piratas. A desenvolvedora é pragmática sobre a situação e espera que a sua abordagem descontraída seja capaz de conquistar aqueles que consideram uma compra.

"Nós realmente acreditamos que existem pessoas no mundo que não têm dinheiro para tal jogo, mas do outro lado há pessoas que têm dinheiro mas nunca compraram um jogo porque é tão fácil roubá-lo e no final do dia é o nosso dinheiro que estamos perdendo ", observa Danilo.

"Para nós, esta proteção é mais uma piada do que um verdadeiro DRM e uma maneira de economizar e/ou ganhar dinheiro. E como eu disse anteriormente, é mais como uma demonstração. Muitos piratas querem testar um jogo antes de comprá-lo, mesmo com o sistema de reembolso da Steam.

"Vale a pena? Eu não sei. Tivemos pelo menos um jogador que achou engraçado e comprou o jogo por causa disso ", conclui.

Danilo é o primeiro a admitir que o conceito de colocar pegadinhas como um método de proteção contra cópia não é novo. Vários outros desenvolvedores fizeram coisas semelhantes no passado, com níveis variados de sucesso.

O que é absolutamente certo, no entanto, é que esse tipo de abordagem em relação à proteção contra cópia é geralmente mais bem aceitada do que a adotada pelo infame DRM Denuvo.

Com o sistema sendo criticado por ser faminto por recursos do PC, em especial a Memoria e os HDs, a empresa por trás do Denuvo recentemente recorreu à apresentação de uma queixa criminal contra o cracker Voksi, em seu lar, na Bulgária.

Até a semana passada, Voksi estava desmantelando os esforços de Denuvo com relativa facilidade, então, se nada mais, as ações da empresa sugerem que não há realmente nenhuma solução tecnológica para o problema da pirataria. Isso também significa que seus problemas de pirataria provavelmente retornarão, mais cedo ou mais tarde.

NGVabVlCbW1XRVk=

meganinja
meganinja
Publicações em Destaque