Fortnite chegará a Android mas sem utilizar a loja do Google

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuYW5pbWVzZWdhbWVzLmNvbS9pbWFnZXMvYmlnLzEvZm9ydG5pdGUtY2hlZ2FyYS1hLWFuZHJvaWQtbWFzLXNlbS11dGlsaXphci1sb2phLWRvLWdvb2dsZS0wMDA1ODguanBn

A Epic Game anunciou que Fortnite chegará ao Android, mas sem o uso do Google Play, plataforma de distribuição do Google, em vez disso, os usuários do Android deverão que baixar o instalador diretamente no site da empresa e instalar manualmente em seu dispositivo.

Este método já é utilizado para os jogadores do PC, que devem baixar diretamente de seu site o instalador, isso se dá devido a filosofia da Epic em torno da distribuição em "plataformas abertas". Segundo o fundador Tim Sweeney:

O Objetivo da Epic é trazer seus jogos diretamente aos clientes. Acreditamos que os jogadores irão se beneficiar da concorrência entre as fontes de software no Android. A concorrência entre serviços dá ao consumidor várias escolhas e permite que o melhor tenha sucesso com base no mérito.

Em termos mais mercenários, isso permitirá que a Epic possa ignorar a taxa de distribuição do Google.

Evitar os 30% de taxa da store é uma parte da motivação da Epic. É um alto custo no mundo desenvolvedores de jogos, onde 70% é somente para cobrir todo o custo de desenvolvimento, operar e apoiar seus jogos.

Sweeney elogia o Android como uma plataforma aberta que permite benefícios semelhantes aos PC.

A abertura cria um próspero ecossistema atraente, onde todos podem inovar sem ter que pedir permissão. Do Windows, Android, Mac, Unreal Engine, Linux e outros projetos mostram que uma empresa pode abrir seu ecossistema e ainda executar um negócio bem sucedido e rentável.

Sweeney diz que é intimamente familiarizado com os custos de distribuição da Epic, graças à sua experiência em líder com isso internamente com Fortnite no PC, e que os custos de 30% não se somam. Daí porque o Fornite ignora completamente a Steam, e por que outras editoras como a EA e Ubsoft estão tentando colocar seus jogos em suas plataformas próprias, e até Fallout 76 parece estar seguindo este rumo.

Fortnite é um sucesso de vendas, e já lucrou milhões de dólares nos últimos meses mesmo ignorando a Steam, e com o lançamento para Android esses lucros podem aumentar, mesmo fora da Google Play.

Fortnite pode ser lançado ainda esse mês para Android, segundo alguns vazamentos.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil